PROCESSO DE BOLONHA E FORMAÇÃO: estudos introdutórios e visões curriculares - Volume II: Estudos e Percepções

Autores

Palavras-chave:

ensino, formação, Bolonha, União Europeia

Resumo

O livro PROCESSO DE BOLONHA E FORMAÇÃO: estudos introdutórios e visões curriculares - Volume II: Estudos e Percepções traz estudos e reflexões sobre elementos da implantação do Processo de Bolonha. Entendemos que as discussões e críticas, não se esgotam em si, mas criam novas problematizações e possibilidades. Nesse volume, reunimos textos escritos no âmbito do Projeto Implementação do Quadro de Qualificações Europeu na Formação e no Ensino de Comunicação Social e Jornalismo: Estudo das Estratégias de Aplicação em Portugal, aprovado por meio do Edital Universal nº 14/2014, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq, Brasil).

Biografia do Autor

Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Educação pela Faculdade de Educação (UnB) e graduado em Comunicação Social/Jornalismo (ULBRA) e Pedagogia (UnB). Atualmente é líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão e Grupo Lattes Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT). É professor na Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordena pesquisas em ensino de jornalismo digital e preservação da Memória. Pesquisa sobre formação, ensino e processos educativos no Brasil, na União Europeia, CPLP/PALOPS e BRICS. E-mail: gilsonporto@uft.edu.br. 

Referências

BAUMAN, Zygmunt. A sociedade individualizada: vidas contadas e histórias vividas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

BERGEN DECLARATION. The European Higher Education Area - Achieving the Goals. Communiqué of the Conference of European Ministers Responsible for Higher Education, p. 1-6, Bergen, 19-20 mai. 2005.

BIANCHETTI, Lucídio. O Processo de Bolonha e a intensificação do trabalho na universidade: entrevista com Josep M. Blanch. Revista Educação e Sociedade, Campinas: Universidade de Campinas, v. 31, n. 110, p. 263-285, jan.-mar. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v31n110/14.pdf>. Acesso em: 17 set. 2015.

BIANCHETTI, Lucídio; MAGALHAES, António M. Declaração de Bolonha e internacionalização da educação superior- protagonismo dos reitores e autonomia universitária em questão. Avaliação (Campinas); v. 20, n. 1; p.225-249; mar. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/aval/v20n1/1414-4077-aval-20-01-00225.pdf>. Acesso em: 17 set. 2015.

BOLOGNA DECLARATION. Joint declaration of the European Ministers of Education. p. 1-6, Bologna, 19 jun. 1999.

BOLOGNA PROCESS STOCKTAKING. Report from a Working Group Appointed by the Bologna Follow-up Group to the Conference of European Ministers Responsible for Higher Education, p. 1-106. Bergen: 19-20 mai. 2005.

BOLOGNA PROCESS STOCKTAKING REPORT 2007. Report from a working group appointed by the Bologna Follow-up Group to the Ministerial Conference in London, p. 1-81. London: Department for Education and Skills, mai. 2007.

BOLOGNA PROCESS STOCKTAKING REPORT 2009. Report from a working group appointed by the Bologna Follow-up Group to the Ministerial Conference in Leuven/Louvain-la-Neuve. Louvaine, p. 1-144. Belgium: BFUG Working Group on Stocktaking, 28- 29 abr. 2009.

BOLOGNA PROCESS STOCKTAKING REPORT 2012. Report from a working group appointed by the Bologna Follow-up Group to the Ministerial Conference in Bucharest. p. 1-224. Bucharest: BFUG Working Group on Stocktaking, 26- 27 abr. 2012.

BOLOGNA PROCESS STOCKTAKING REPORT 2015. Report from a working group appointed by the Bologna Follow-up Group to the Ministerial Conference in Yerevan, p. 1-304. Yerevan: 14- 15 mai. 2015.

BUCHAREST COMMUNIQUÉ. Making the Most of Our Potential: Consolidating the European Higher Education Area, p. 1-5, Bucharest, 26-27 abr. 2012.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

CHAUI, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 24, p. 5-15, dez. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782003000300002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 08 jul. 2015.

CIPPITANI, Roberto; GATT, Suzanne. Legal Developments and Problems of the Bologna Process within the European Higher Education Area and European Integration. Higher Education in Europe, UNESCO-CEPES/EUROPEAN CENTRE FOR HIGHER EDUCATION, v. XXXIV, n. 3-4, , p. 385-398, 2009.

COSTA, José M. B. P. Europa - política comum de segurança e defesa ou potência civil?: o contributo do processo europeu para a “governança” global. 2011. 355 f. Tese (Doutorado em Relações Internacionais). Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2011.

ENQA. Quality Convergence Study: a contribution to the debates on quality and convergence in the European Higher Education Area. Helsinki: European Association for Quality Assurance in Higher Education (ENQA), 2005.

ERICHSEN, Hans-Uwe. Tendências europeias na graduação e na garantia da qualidade. Sociologias, Porto Alegre, n. 17, p. 22-49, jun. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222007000100003&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 17 set. 2015.

HORTALE, Virginia Alonso; MORA, José-Ginés. Tendências das reformas da educação superior na Europa no contexto do processo de Bolonha. Educ. Soc., Campinas, vol. 25, n. 88, p. 937-960, Especial - out. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v25n88/a14v2588.pdf>. Acesso em: 17set. 2015.

LEUVEN/LOUVAIN-LA-NEUVE COMMUNIQUÉ. The European Higher Education Area. Communiqué of the Conference of European Ministers Responsible for Higher Education, p. 1-6 Leuven and Louvain-la-Neuve, 28-29 abr. 2009.

LIMA, Licínio C.; AZEVEDO, Mário Luiz Neves de; CATANI, Afrânio Mendes. O processo de Bolonha, a avaliação da educação superior e algumas considerações sobre a Universidade Nova. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 13, n. 1, p. 7-36, mar. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772008000100002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 17 set. 2015.

LIMA, Paulo Gomes; CASTRO, Franciana; CARVALHO, Maria Aparecida Vivan de. Caminhos da universidade rumo ao século XXI: pontos e estratégias para a sua orientação na visão de educadores brasileiros.In: Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto , v. 10, n. 18, p. 8-27, jul. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2000000100002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 08 jul. 2015.

LONDON COMMUNIQUÉ. Towards the European Higher Education Area: responding to challenges in a globalised world. p. 1-7, Londres: 18 mai. 2007.

MORGADO, José Carlos. Processo de Bolonha e ensino superior num mundo globalizado. Educ. Soc., Campinas, v. 30, n. 106, p. 37-62, abr. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302009000100003&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 17 set. 2015.

MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barbosa. Educação Superior: universidade e o projeto de formação cidadã. Educação. Revista do Centro de Educação, Santa Maria, v. 36, n. 3, p. 465-482, set./dez. 2011. Disponível em: <http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reveducacao/article/view/2974>. Acesso em: 09 de jul. de 2015.

VIDAL, Maria Helena Candelori; FRANÇA, Robson Luiz de França. A educação superior brasileira e portuguesa - uma análise a partir do processo de Bolonha. ANPAE, 2011. Disponível em: <http://www.anpae.org.br/simposio2011/cdrom2011/PDFs/trabalhosCompletos/comunicacoesRelatos/0365.pdf>. Acesso em: 17set. 2015.

PÔRTO JUNIOR, F. G. R. Entre Comunicação e Educação: o Processo de Bolonha e as ações formativas em cursos de Comunicação Social/Jornalismo em Portugal. 2012. 614 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Salvador: UFBA/ Faculdade de Comunicação, 2012. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12911>. Acesso em: 31 ago. 2015.

ROBERTSON, Susan L.. O processo de Bolonha da Europa torna-se global- modelo, mercado, mobilidade, força intelectual ou estratégia para construção do Estado. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 42, set.-dez. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n42/v14n42a02.pdf>. Acesso em: 17 set. 2015.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

WIELEWICKI, Hamilton de Godoy; OLIVEIRA, Marlize Rubin. Internacionalização da educação superior: processo de Bolonha. Ensaio: aval.pol.públ.Educ., Rio de Janeiro , v. 18, n. 67, p. 215-234, jun. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362010000200003&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 17 set. 2015.

Downloads

Publicado

2021-10-20

Como Citar

Porto Junior, F. G. R. (2021). PROCESSO DE BOLONHA E FORMAÇÃO: estudos introdutórios e visões curriculares - Volume II: Estudos e Percepções . Portal De Livros Da Editora, 1(21). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/editora/article/view/13259

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)