PROCESSO DE BOLONHA E FORMAÇÃO: estudos introdutórios e visões curriculares - Volume I: Aspectos estruturantes e históricos

Autores

Palavras-chave:

Bolonha, União Europeia, Políticas públicas, formação

Resumo

Avolumam-se os estudos sobre o Processo de Bolonha no mundo e, já ser percebe a importância para os processos formativos das propostas implementadas nos países da União Europeia. Mais do que colaborar com transformações curriculares, o Processo de Bolonha imprime uma identidade europeia, que permite aos países aderentes uma reorganização e atualização de seus processos e propostas formativas, na consolidação do que vem a ser um Espaço Europeu de Ensino Superior. Trata-se de uma caminhada, repleta de intencionalidades, ora claramente indicada, mas por vezes, não compreendida pelos participantes e opositores. Mas como entender os impactos das mudanças implantadas a partir do vislumbre da Declaração de Sorbonne em 1998? Essa é uma pergunta motivante, que traz um si o desafio de compreender como dezenas de países – com suas centenas de instituições e milhares de professores, técnicos e acadêmicos – resolvem empreender uma mudança que não apenas reorganiza, mas cria novos elementos na formação.

Biografia do Autor

Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Educação pela Faculdade de Educação (UnB) e graduado em Comunicação Social/Jornalismo (ULBRA) e Pedagogia (UnB). Atualmente é líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão e Grupo Lattes Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT). É professor na Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordena pesquisas em ensino de jornalismo digital e preservação da Memória. Pesquisa sobre formação, ensino e processos educativos no Brasil, na União Europeia, CPLP/PALOPS e BRICS. E-mail: gilsonporto@uft.edu.br. 

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Publicado

2021-10-20

Como Citar

Porto Junior, F. G. R. (2021). PROCESSO DE BOLONHA E FORMAÇÃO: estudos introdutórios e visões curriculares - Volume I: Aspectos estruturantes e históricos. Portal De Livros Da Editora, 1(20). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/editora/article/view/13258

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