Webjornalismo e Modalidades Esportivas no Brasil:

preferências e expectativas

Autores

  • Liana Vidigal Rocha UFT - Universidade Federal do Tocantins
  • Luciano Victor Barros Maluly Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2017v4n1p3

Palavras-chave:

Webjornalismo, Mídias Digitais, Modalidades Esportivas

Resumo

Este artigo apresenta um perfil do Webjornalismo Esportivo no Brasil, por meio de uma pesquisa realizada entre profissionais, pesquisadores, estudantes e interessados por jornalismo e esportes nas cidades de São Paulo (SP) e Palmas (TO). A principal preocupação foi a de observar se ainda predominam o interesse pelas principais modalidades esportivas, sobretudo o futebol, e também sites e portais gerenciados por tradicionais Grupos de Comunicação, como Globo, Folha de S. Paulo e ESPN. Foi possível analisar o perfil da audiência desses espaços, em termos de conteúdo e acesso, e perceber que existe o interesse por esportes ainda pouco explorados no Brasil - como o futebol americano -, além do crescimento de veículos como Lancenet! e Trivela.

Biografia do Autor

Liana Vidigal Rocha, UFT - Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996), mestrado (2001) e doutorado (2006) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Trabalhou na UniABC, em Santo André, entre os anos de 2000 e 2002, e na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, de 2001 a 2008. Atualmente ocupa o cargo de professor-adjunto, na Universidade Federal do Tocantins, é professora do mestrado em Comunicação e Sociedade (PPGCOM-UFT) e lidera o Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Multimídia (CNPq).

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Publicado

2017-01-12

Como Citar

Rocha, L. V., & Maluly, L. V. B. (2017). Webjornalismo e Modalidades Esportivas no Brasil:: preferências e expectativas. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 4(1), 03–13. https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2017v4n1p3

Edição

Seção

Artigos