DISSEMINAÇÃO DO DISCURSO DE ÓDIO EM PLATAFORMAS DIGITAIS: ANÁLISE NETNOGRÁFICA DA GORDOFOBIA
DOI:
https://doi.org/10.20873/2024_v3_13Resumo
A crescente influência das mídias digitais em nossas vidas coloca as questões cotidianas no centro dos discursos online, dessa forma, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de apresentar uma análise do discurso de ódio. A metodologia da netnografia nos ajudou no mapeamento das dinâmicas nos processos de comunicação entre os seguidores e não seguidores das plataformas digitais, onde observamos as interações online como, por exemplo, comentários, postagens e discussões em fóruns específicos, buscando compreender a dinâmica social e cultural que alimenta a gordofobia digital. A pesquisa também investigou as políticas de moderação das plataformas e seu papel na contenção desse discurso prejudicial, bem como analisou o equilíbrio entre a liberdade de expressão e a segurança online. Os resultados obtidos demonstram a presença ubíqua das mídias digitais em nossa vida cotidiana e sua influência na amplificação de questões rotineiras. Além disso, este estudo destaca que o debate sobre o discurso de ódio não está confinado apenas ao campo jurídico, mas também é uma questão relevante na historiografia, mostrando caminhos para que tais temas sejam esmiuçados em sala de aula de acordo com Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ayrana Gomes Ferreira, George Leonardo Seabra Coelho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.