DISSEMINAÇÃO DO DISCURSO DE ÓDIO EM PLATAFORMAS DIGITAIS: ANÁLISE NETNOGRÁFICA DA GORDOFOBIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/2024_v3_13

Resumo

A crescente influência das mídias digitais em nossas vidas coloca as questões cotidianas no centro dos discursos online, dessa forma, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de apresentar uma análise do discurso de ódio. A metodologia da netnografia nos ajudou no mapeamento das dinâmicas nos processos de comunicação entre os seguidores e não seguidores das plataformas digitais, onde observamos as interações online como, por exemplo, comentários, postagens e discussões em fóruns específicos, buscando compreender a dinâmica social e cultural que alimenta a gordofobia digital. A pesquisa também investigou as políticas de moderação das plataformas e seu papel na contenção desse discurso prejudicial, bem como analisou o equilíbrio entre a liberdade de expressão e a segurança online. Os resultados obtidos demonstram a presença ubíqua das mídias digitais em nossa vida cotidiana e sua influência na amplificação de questões rotineiras. Além disso, este estudo destaca que o debate sobre o discurso de ódio não está confinado apenas ao campo jurídico, mas também é uma questão relevante na historiografia, mostrando caminhos para que tais temas sejam esmiuçados em sala de aula de acordo com Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Biografia do Autor

Ayrana Gomes Ferreira, Universidade Federal do Tocantins

Curso de História, Campus Porto Nacional, Universidade Federal do Tocantins, Brasil.

George Leonardo Seabra Coelho, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação - Bacharelado e Licenciatura - em História pela Universidade Federal de Goiás (2006), mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (2010) e doutorado em História pela Universidade Federal de Goiás (2015). Fez estágio pós-doutoral em História na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), na Universidade Federal de Goiás (UFG) e na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Atualmente é Professor Adjunto no curso de Licenciatura em História da UFT-Porto Nacional e coordenador do PPGHispam-UFT. Também é coordenador do Núcleo de estudos Afro-brasileiros da UFT-Porto Nacional.Tem experiência na área de ensino de História, fotográfica, Literatura e História, com ênfase em História do Brasil e Literatura Modernista atuando principalmente nos seguintes temas: discurso e poder, literatura modernista, projetos de integração e pensamento autoritário brasileiro. Também desenvolve pesquisa abordando as relações entre Mídias, tecnologias e História, criador e líder do Grupo de Pesquisa em Mídias, tecnologias e História (MITECHIS). É Editora da revista Antígona (2763-9533), criador e Editor da revista Convergências: Estudos em Humanidades Digitais (2965-2758) e parecerista em mais de dez periódicos nacionais.

Downloads

Publicado

2024-04-22

Como Citar

Ferreira, A. G., & Coelho, G. L. S. (2024). DISSEMINAÇÃO DO DISCURSO DE ÓDIO EM PLATAFORMAS DIGITAIS: ANÁLISE NETNOGRÁFICA DA GORDOFOBIA. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 11(3). https://doi.org/10.20873/2024_v3_13