Anúncios

Dossiê: Debates contemporâneos sobre estágio supervisionado na formação de professores

2023-12-11

Ementa: Com as novas diretrizes de formação de professores, a carga horária destinada às experiências de intervenção profissional foi ampliada, tendo em vista a curricularização das ações de extensões e as práticas pedagógicas com temporalidades definidas e distribuídas ao longo do curso. Contudo, os estágios curriculares ainda se constituem como espaços privilegiados de organização, planejamento e intervenção pedagógica para os futuros professores. Nesse sentido, o presente dossiê objetiva reunir estudos de diferentes áreas do conhecimento que debatam o estágio curricular supervisionado a partir de temas contemporâneos, tais como: educação antirracista, gênero e diversidade, práticas pedagógicas inovadoras, avaliação educacional, dentre outros, objetivando dar visibilidade as pesquisas que têm produzido conhecimento no/do/sobre o percurso formativo.

 

Justificativa

O contexto educacional contemporâneo está em constante evolução, demandando uma formação de professores cada vez mais ampla e adaptada às demandas da sociedade. Uma das mudanças significativas nesse cenário é o aumento da carga horária destinada às experiências de intervenção profissional durante a formação de professores, com práticas pedagógicas distribuídas ao longo do curso e a curricularização das ações de extensão. No entanto, apesar dessas transformações, os estágios curriculares supervisionados permanecem como o espaço privilegiado de organização, planejamento e intervenção pedagógica para os futuros professores. Nesse sentido, é crucial promover um debate aprofundado e multifacetado sobre os estágios curriculares supervisionados, destacando sua relevância no processo formativo dos futuros professores. Este dossiê visa reunir estudos de diferentes áreas do conhecimento que abordam o estágio curricular supervisionado a partir de perspectivas contemporâneas. Tais perspectivas englobam temas cruciais, tais como a educação antirracista, gênero e diversidade, práticas pedagógicas inovadoras e avaliação educacional, dentre outros. Ao oferecer espaço para a discussão desses tópicos, o dossiê visa não apenas enriquecer o diálogo acadêmico, mas também fornecer visibilidade a pesquisas que têm produzido conhecimento fundamental no âmbito do percurso formativo na formação inicial de professores. O objetivo é contribuir para uma formação de professores mais inclusiva, reflexiva e sensível às complexas demandas da educação contemporânea. Portanto, este dossiê é justificado pela necessidade premente de atualizar e aprimorar a abordagem dos estágios curriculares supervisionados, tornando os processos educacionais mais igualitários e alinhados com as demandas atuais da sociedade e do campo educacional.

 

ORGANIZADORES:

 

Dr. Matheus Lima Frossard (UFMT)

Dr. Evando Carlos Moreira (UFMT)

Dr. Marciel Barcelos (UFT)

 

Prazo de submissão - 31 de março de 2024.

Observação: Os manuscritos devem ser submetidos através da Plataforma da Revista Desafios e TAMBÉM pelo e-mail do Prof. Marciel Barcelos (marcielbarcelos@uft.edu.br) com as seguintes orientações: 

Nome dos autores, título do manuscrito e indicação de 03 nomes de possíveis avaliadores.  

Saiba mais sobre Dossiê: Debates contemporâneos sobre estágio supervisionado na formação de professores

Edição Atual

v. 10 n. 3 (2023): v. 3 n. 1 (2023): Revista Desafios - Fluxo contínuo
					Visualizar v. 10 n. 3 (2023):  v. 3 n. 1 (2023): Revista Desafios - Fluxo contínuo

Fluxo contínuo - Dezembro de 2023

Publicado: 2023-12-28

Artigos

Ver Todas as Edições