A Criança e o uso do computador na Escola

Autores

  • Thalita Melo de Souza Medeiros UFT
  • Francisca Rodrigues Lopes Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2015v2nespp22

Palavras-chave:

Criança, Educação, Mídia.

Resumo

Este artigo apresenta e busca refletir os resultados da pesquisa realizada sobre o uso do Laptop na escola, considerando o Programa UCA (Um Computador por Aluno) uma inovação implantada recentemente em algumas escolas do município de Tocantinópolis. A pesquisa se desenvolveu a partir de estudos sobre o desenvolvimento infantil comparando algumas proposições teóricas sobre o comportamento infantil com as crianças da atualidade que já nascem inseridas em uma cultura baseada no uso de mídias digitais que se popularizaram e estão ao alcance de todas as classes sociais. A partir desses estudos analisou-se o uso do Laptop em uma Escola Estadual de Tempo Integral com o propósito de perceber como o está sendo encarada a incorporação do uso do computador no cotidiano da escola e que atividades diferenciadas estão sendo desenvolvidas desde a implantação do projeto. A análise dos dados buscou perceber se o uso dessa mídia na escola ajuda as crianças a construírem autonomia ou se as mantém cativas de programas pré-estabelecidos. O estudo demonstrou que o grande entreve é que os professores têm dificuldades de trabalhar com a mídia como aliada, por outro lado o Programa oferece um conteúdo engessado sem que o professor e os alunos possam usufruir do aparelho com liberdade para criar outras possibilidades.

Biografia do Autor

Thalita Melo de Souza Medeiros, UFT

Academica do curso de Pedagogia do Campus de Tocantinópolis

Francisca Rodrigues Lopes, Universidade Federal do Tocantins

Professora da Uiversidade Federal do Tocantins - Campus de Tocantinópolis. Curso de Pedagogia.

Doutora em Comunicação e Semiótica.

Autora dos livro:

- Quando Deus quer (2010)

- Da sedução de ensinar, do desejo de aprender: (Inter)mediações do processo ensino-aprendizagem (2011)

Downloads

Publicado

2015-12-03

Como Citar

Medeiros, T. M. de S., & Lopes, F. R. (2015). A Criança e o uso do computador na Escola. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 2(Especial), 22–37. https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2015v2nespp22