A Criança e o uso do computador na Escola
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2015v2nespp22Palavras-chave:
Criança, Educação, Mídia.Resumo
Este artigo apresenta e busca refletir os resultados da pesquisa realizada sobre o uso do Laptop na escola, considerando o Programa UCA (Um Computador por Aluno) uma inovação implantada recentemente em algumas escolas do município de Tocantinópolis. A pesquisa se desenvolveu a partir de estudos sobre o desenvolvimento infantil comparando algumas proposições teóricas sobre o comportamento infantil com as crianças da atualidade que já nascem inseridas em uma cultura baseada no uso de mídias digitais que se popularizaram e estão ao alcance de todas as classes sociais. A partir desses estudos analisou-se o uso do Laptop em uma Escola Estadual de Tempo Integral com o propósito de perceber como o está sendo encarada a incorporação do uso do computador no cotidiano da escola e que atividades diferenciadas estão sendo desenvolvidas desde a implantação do projeto. A análise dos dados buscou perceber se o uso dessa mídia na escola ajuda as crianças a construírem autonomia ou se as mantém cativas de programas pré-estabelecidos. O estudo demonstrou que o grande entreve é que os professores têm dificuldades de trabalhar com a mídia como aliada, por outro lado o Programa oferece um conteúdo engessado sem que o professor e os alunos possam usufruir do aparelho com liberdade para criar outras possibilidades.
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