REFLEXÕES SOBRE OFICINAS DO PIBID DE LÍNGUA PORTUGUESA NAS MODALIDADES REMOTA E PRESENCIAL
DOI:
https://doi.org/10.20873/pibid2023_8%20%20 %20Resumo
O presente trabalho objetiva refletir sobre as oficinas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) aplicadas na modalidade remota versus presencial. Isto em virtude da inserção das tecnologias de informação e comunicação no ambiente escolar, fato que nos faz pensar sobre os impactos e reflexões com o uso desses recursos nas salas de aula e quais as inferências iniciais na aplicação das oficinas do Pibid. Para isso, buscou-se identificar as metodologias e abordagens de ensino aplicadas nas oficinas; identificar as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) utilizadas nos encontros; e enunciar os principais pontos de contrastes e/ou afinidades entre as modalidades de ensino remoto e presencial. A metodologia utilizada é de caráter qualitativo e ancora-se na: Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), Letramentos ( KALANTZIS; COPE e PINHEIRO, 2020), pedagogia dos multiletramentos (ROJO, 2012), Escolas inovadoras (BUENO; RODRIGUES e MOREIRA, 2021; FERREIRA, 2019) e educação freiriana (FREIRE, 1989). Logo, o uso das tecnologias de informação e comunicação nas oficinas oferecem um novo olhar às práticas educativas seja no remoto/presencial. No entanto, é necessário a institucionalização e efetivação de políticas públicas que garantam a implantação e manutenção das TDICs nas escolas.
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