REFLEXÕES SOBRE OFICINAS DO PIBID DE LÍNGUA PORTUGUESA NAS MODALIDADES REMOTA E PRESENCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/pibid2023_8%20%20 %20

Resumo

O presente trabalho objetiva refletir sobre as oficinas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) aplicadas na modalidade remota versus presencial. Isto em virtude da inserção das tecnologias de informação e comunicação no ambiente escolar, fato que nos faz pensar sobre os impactos e reflexões com o uso desses recursos nas salas de aula e quais as inferências iniciais na aplicação das oficinas do Pibid. Para isso, buscou-se identificar as metodologias e abordagens de ensino aplicadas nas oficinas; identificar as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) utilizadas nos encontros; e enunciar os principais pontos de contrastes e/ou afinidades entre as modalidades de ensino remoto e presencial. A metodologia utilizada é de caráter qualitativo e ancora-se na: Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), Letramentos ( KALANTZIS; COPE e PINHEIRO, 2020), pedagogia dos multiletramentos (ROJO, 2012), Escolas inovadoras (BUENO; RODRIGUES e MOREIRA, 2021; FERREIRA, 2019) e educação freiriana (FREIRE, 1989). Logo, o uso das tecnologias de informação e comunicação nas oficinas oferecem um novo olhar às práticas educativas seja no remoto/presencial. No entanto, é necessário a institucionalização e efetivação de políticas públicas que garantam a implantação e manutenção das TDICs nas escolas.  

Biografia do Autor

Jardeane Reis de Araújo, Universidade Federal do Tocantins

Mestranda do curso de Pós-Graduação em Letras pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Na linha de Pesquisa de Politicas linguísticas em Libras.

Camila Gabriela dos Santos Carvalho, Universidade Federal do Tocantins

Graduanda no curso de Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) na área dos estudos de Língua Inglesa e Literaturas, participou recentemente do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) como bolsista, atualmente estará atuando também com o projeto de iniciação científica (PIBIC) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em escolas públicas do município de Porto Nacional, e além disso, eu já fiz parte do PIIP (Programa Institucional de Inovação Pedagógica) em parceria com a Universidade Federal do Tocantins, em parceria com o CECLLA (Centro de Estudos continuados em Letras, Linguística e Artes) e além disso, eu sou integrante do grupo de pesquisa do CNPq (Tecnologias Digitais e Multimodalidade no Ensino - Aprendizagem de Línguas e Literaturas (TDMELL).

Samuel Pereira Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins

Graduando no curso de Letras-Língua Portuguesa e respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), participou recentemente do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) como bolsista.

Downloads

Publicado

2023-08-15

Como Citar

Reis de Araújo, J., dos Santos Carvalho, C. G., & Pereira Rodrigues, S. (2023). REFLEXÕES SOBRE OFICINAS DO PIBID DE LÍNGUA PORTUGUESA NAS MODALIDADES REMOTA E PRESENCIAL. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 10(Especial 2). https://doi.org/10.20873/pibid2023_8