O USO DE COMPUTAÇÃO AFETIVA EM MOOCS

UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftv1n123-13656%20

Resumo

O atual crescimento das tecnologias reflete-se em diferentes âmbitos, com relação à educação é notável o crescimento das modalidades de ensino virtuais e o interesse em capacitações. Nesse contexto, os MOOCs (Massive Open Online Courses) trazem novos métodos de ensino e aprendizagem, porém, ainda com um alto índice de evasão. Estudos relatam que os estados afetivos têm papel importante na aprendizagem. Destaca-se aqui a computação afetiva, pois aplicada à educação, possibilita ao professor projetar o curso conforme a afetividade do aluno. Portanto, este trabalho busca investigar como o uso de computação afetiva pode auxiliar na criação de MOOCs, verificando sua influência no engajamento dos estudantes e no número de concluintes. A revisão foi realizada seguindo a metodologia do mapeamento sistemático e os resultados mostram que o uso de computação afetiva em MOOCs é uma área ainda pouco abordada no Brasil, e a realização de pesquisas que investiguem essa experiência possibilita entendimento sobre os cursos e estudantes.

Biografia do Autor

Vitória Vasconcellos da Luz, Universidade Federal do Pampa

Mestranda em Ensino no Programa de Pós-Graduação em Ensino do Campus Bagé da UNIPAMPA.  Graduada em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no IFSul, Câmpus Bagé. Técnica de Tecnologia da Informação na Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação da UNIPAMPA.

Sandra Dutra Piovesan, Universidade Federal do Pampa

Docente do Curso de Engenharia de Computação e do Mestrado em Ensino da UNIPAMPA. Professora Adjunta no Campus Bagé da Universidade Federal do Pampa. 

Valesca Irala, Universidade Federal do Pampa

Líder do Grupo de Pesquisa GAMA - Grupo sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação. Professora Associada na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Downloads

Publicado

2023-02-28

Como Citar

Vasconcellos da Luz, V. ., Dutra Piovesan, S., & Irala, V. (2023). O USO DE COMPUTAÇÃO AFETIVA EM MOOCS: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 10(1). https://doi.org/10.20873/uftv1n123-13656

Edição

Seção

Artigos