TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) E ENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DO PROINFO EM ARAGUAÍNA – TO

Autores

  • Braz Batista Vas Universidade Federal do Tocantins
  • Brendo Oliveira Machado Rede Estadual de Educação do Tocantins - Seduc

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftsuple2020-8751

Resumo

No Brasil as novas ferramentas tecnológicas, especialmente as digitais, começaram a aparecer aos poucos nas escolas públicas, a partir do Programa Nacional de Informática na Educação – ProInfo. Criado pelo Ministério da Educação, em 1997, e atualizado em 2007, como Programa Nacional de Tecnologia Educacional, é voltado para inserção de recursos tecnológicos nas escolas públicas do país, como computadores, laboratórios de informática, recursos digitais e capacitação dos docentes. Este artigo analisa algumas informações, gerais e específicas, sobre o Programa Nacional de Tecnologia Educacional, no norte do Brasil, tomando por amostragem de até 06 (seis)  escolas públicas de Araguaína - TO,  visando problematizar a utilização de novas tecnologias digitais da informação e comunicação enquanto equipamentos e ferramentas didáticas-pedagógicas no ambiente escolar, no ensino de História, a partir do ProInfo. Para isso, foi aplicado questionário com perguntas objetivas abertas para os professores da disciplina de História referentes a disponibilidade e aos usos das novas tecnologias digitais na educação, pesquisa documental e análise de literatura relacionada a esse estudo. As respostas apresentam as ferramentas digitais utilizadas pelos professores em sala de aula e os recursos tecnológicos disponíveis nas escolas, em conexão com o ProInfo.

Palavras-chave: Tecnologias Digitais, ProInfo, Ensino de História.

Biografia do Autor

Brendo Oliveira Machado, Rede Estadual de Educação do Tocantins - Seduc

Graduado em História pela Universidade Federal do Tocantins - UFT - Câmpus de Araguaína.

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Publicado

2020-11-06

Como Citar

Vas, B. B., & Machado, B. O. (2020). TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) E ENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DO PROINFO EM ARAGUAÍNA – TO. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 7(Especial), 183–194. https://doi.org/10.20873/uftsuple2020-8751