POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS DIGITAIS NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.20873/RP2023_6Resumo
O rápido avanço do acesso a dispositivos digitais experimentado nos últimos tempos, ainda que não satisfatoriamente democratizado à população de estudantes, acendeu entre os educadores a discussão a respeito do uso dos Recursos Didáticos Digitais (RDD) no ambiente escolar. Durante o período de regência do Programa de Residência Pedagógica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Salvador no período de 2020 a 2022, questionou-se como implementar RDD nas aulas que naquele momento ocorriam no formato remoto devido a pandemia do COVID-19. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é investigar as possibilidades e desafios na implementação de recursos didáticos digitais no ensino de funções durante a regência no 1º ano do Ensino Médio. Para isto, o procedimento adotado foi registrar e discorrer sobre os elementos da problemática inicial no referencial teórico e em seguida apresentar o contexto da pesquisa e descrever como foram implementados os Recursos Didáticos Digitais nos conteúdos propostos. O grande desafio foi realizar a utilização de RDD de forma orgânica, trabalhando com uma real finalidade pedagógica. Finalmente, conclui-se que o uso exitoso das tecnologias digitais nos processos educativos deve equilibrar o domínio técnico desses recursos com a atenção ao contexto de utilização.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Estéfane Daiane do Nascimento Santos Sales, Dirceu de Freitas Piedade Melo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.