Webjournalism y Deporte Modalidades en Brasil:
las preferencias y expectativas
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2017v4n1p3Palabras clave:
Ciberperiodismo, Medios Digitales, Modos desportivosResumen
En este artículo se presenta un perfil del ciberperiodismo deportivo en Brasil, a través de una encuesta realizada entre los profesionales, investigadores y estudiantes interesados en el periodismo y deportes en Sao Paulo (SP) y Palmas (TO). La principal preocupación era ver si sigue predominando el interés en los principales deportes, especialmente el fútbol, y también los sitios y portales gestionados por grupos de comunicación tradicionales, como Globo, Folha de S. Paulo y ESPN. Fue posible analizar el perfil de la audiencia de estas áreas en términos de contenido y el acceso, y darse cuenta de que hay interés en deportes todavia poco explorados - fútbol americano - además del crecimiento de vehículos, como Lancenet! y Trivela.
Citas
COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO. Olimpismo - suas origens e ideais. Rio de Janeiro: COB, 2010.
ERBOLATO, Mário L. Jornalismo especializado. São Paulo: Atlas, 1981.
MARQUES, R. F. R. O conceito de esporte como fenômeno globalizado: pluralidade e controvérsias. Revista Observatório del Esporte. Santiago: Universidade de Los Lagos, volume 1, número 1, janeiro-março de 2015, pp. 147-185. Disponível em: <http://www.revistaobservatoriodeldeporte.cl/vol-12c-nba1/oficial-articulo-dr.-renato-francisco-rodru00cdgues--marques.pdf>. Acesso em 10 ago 2016.
MARTINS, Isildinha. A comunicação nas organizações desportivas no Brasil – profissionais e instrumentos. São Bernardo do Campo, 2006. Tese (Doutorado em Comunicação). Programa de Pós-graduação, Universidade Metodista de São Paulo.
MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento, execução e análise, 2a. ed. São Paulo: Atlas, 2v., v.2. 1994.
MESSA, Fábio de Carvalho. Jornalismo Esportivo não é só entretenimento. 8º Fórum Nacional de Professores de Jornalismo. Disponível em: <http://www.fnpj.org.br/dados/grupos/jornalismo-esportivo-nao-e-so-entretenimento%5B169%5D.pdf>. Acesso em: 28 ago 2016.
MALULY, Luciano V. B; ROCHA, Liana Vidigal e BULLARA, Rafael. Oficina de Webjornalismo Esportivo. São Paulo, 10 nov. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ZJEms5ynV8c> e <https://www.youtube.com/watch?v=2fXMUeQrovU>. Acesso em: 12 ago 2016.
PERNISA Jr., Carlos. Mídia Digital. Lumina, Juiz de Fora - Facom/UFJF, v. 5, n. 1, jan./jun. 2002.
REPPOLD FILHO, A. R.; PINTO, L. M. M.; RODRIGUES, R. P.; ENGELMAN, S. Olimpismo e educação olímpica no Brasil. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível em: <http://www2.esporte.gov.br/arquivos/snelis/esporteLazer/cedes/olimpismoEducacaoOlimpica.pdf>. Acesso em 12 ago 2016.
SANTAELLA, Lucia. Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano. Revista FAMECOS, Porto Alegre, nº 22. Dezembro 2003.
TAMBUCCI, P. L.; OLIVEIRA, J.G.M. e SOBRINHO, J.C. Esporte & Jornalismo. São Paulo: Cepeusp, 1997.
TAMBUCCI, P. L. Marketing Esportivo. In HIGUCHI, Mitsuro Yanale. Gestão de Marketing e Comunicação: avanços e aplicações. 2.Ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.