Webjournalism and Sports Modalities in Brazil:
preferences and expectations
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2017v4n1p3Keywords:
Webjournalism, Digital Media, Modalities SportsAbstract
This article presents a Sports Webjournalism profile in Brazil through a survey conducted among professionals, researchers and students interested in journalism and sports in São Paulo (SP) and Palmas (TO). The main concern was to see if still predominate interest in major sports, especially soccer, and also the sites and portals managed by the main groups of communication such as Globo, Folha de S. Paulo and ESPN. It was possible to analyze the audience profile of these areas in terms of content and access, and realize that there is interest in sports yet explored - football - in addition to the growth of vehicles such as Lancenet! and Trivela.
References
COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO. Olimpismo - suas origens e ideais. Rio de Janeiro: COB, 2010.
ERBOLATO, Mário L. Jornalismo especializado. São Paulo: Atlas, 1981.
MARQUES, R. F. R. O conceito de esporte como fenômeno globalizado: pluralidade e controvérsias. Revista Observatório del Esporte. Santiago: Universidade de Los Lagos, volume 1, número 1, janeiro-março de 2015, pp. 147-185. Disponível em: <http://www.revistaobservatoriodeldeporte.cl/vol-12c-nba1/oficial-articulo-dr.-renato-francisco-rodru00cdgues--marques.pdf>. Acesso em 10 ago 2016.
MARTINS, Isildinha. A comunicação nas organizações desportivas no Brasil – profissionais e instrumentos. São Bernardo do Campo, 2006. Tese (Doutorado em Comunicação). Programa de Pós-graduação, Universidade Metodista de São Paulo.
MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento, execução e análise, 2a. ed. São Paulo: Atlas, 2v., v.2. 1994.
MESSA, Fábio de Carvalho. Jornalismo Esportivo não é só entretenimento. 8º Fórum Nacional de Professores de Jornalismo. Disponível em: <http://www.fnpj.org.br/dados/grupos/jornalismo-esportivo-nao-e-so-entretenimento%5B169%5D.pdf>. Acesso em: 28 ago 2016.
MALULY, Luciano V. B; ROCHA, Liana Vidigal e BULLARA, Rafael. Oficina de Webjornalismo Esportivo. São Paulo, 10 nov. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ZJEms5ynV8c> e <https://www.youtube.com/watch?v=2fXMUeQrovU>. Acesso em: 12 ago 2016.
PERNISA Jr., Carlos. Mídia Digital. Lumina, Juiz de Fora - Facom/UFJF, v. 5, n. 1, jan./jun. 2002.
REPPOLD FILHO, A. R.; PINTO, L. M. M.; RODRIGUES, R. P.; ENGELMAN, S. Olimpismo e educação olímpica no Brasil. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível em: <http://www2.esporte.gov.br/arquivos/snelis/esporteLazer/cedes/olimpismoEducacaoOlimpica.pdf>. Acesso em 12 ago 2016.
SANTAELLA, Lucia. Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano. Revista FAMECOS, Porto Alegre, nº 22. Dezembro 2003.
TAMBUCCI, P. L.; OLIVEIRA, J.G.M. e SOBRINHO, J.C. Esporte & Jornalismo. São Paulo: Cepeusp, 1997.
TAMBUCCI, P. L. Marketing Esportivo. In HIGUCHI, Mitsuro Yanale. Gestão de Marketing e Comunicação: avanços e aplicações. 2.Ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.