DE AEROPORTO A PARQUE URBANO:
PARQUE DO ARARIPE, UMA PROPOSTA PARA OURICURI-PE
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_ENEPEA_v12n2.010Palavras-chave:
parque urbano, Ouricuri-PE, Ecogênese, requalificação urbanaResumo
Pensando em proporcionar uma melhor qualidade de vida aos habitantes, a proposta de um Parque Urbano surge como ideia oportuna para trazer novos significados e valores, tanto a população da cidade de Ouricuri, como a quem a frequenta. O lugar escolhido é o terreno do antigo aeroporto da cidade, desativado há mais de 15 anos, que hoje se encontra dentro da malha urbana, se tornando um grande espaço ocioso, o que instiga a uma requalificação urbana que com o contexto de Parque Urbano, vai devolver à população espaços contemplativos, de recreação e lazer. Desta forma, o trabalho teve como objetivo principal elaborar um projeto urbano-paisagístico, em nível de estudo preliminar, para a implantação de um Parque Urbano no terreno do antigo aeroporto de Ouricuri, na cidade de Ouricuri, Pernambuco. Os objetivos específicos são: propor espaços públicos múltiplos que atendam às demandas de atividades de lazer e recreação da população; promover a valorização da vegetação do bioma da caatinga (sob o conceito da ecogênese de Fernando Chacel); estabelecer conexões entre o parque proposto e o tecido urbano em seu entorno imediato, através do ponto de vista do sistema viário, cultural e natural.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Anielly de Freitas Silva, Adriana Carla de Azevedo Borba

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
