PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E RESTRIÇÃO DE MOBILIDADE NAS PESQUISAS ORIGEM-DESTINO: AVANÇOS E LACUNAS NA MOBILIDADE URBANA
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_ENEPEA_v12n2.14Palavras-chave:
pesquisa origem-destino, acessibilidade, pessoas com deficiênciaResumo
A mobilidade urbana desempenha um papel primordial na qualidade de vida dos cidadãos e impacta na exclusão socioespacial. Para alcançar a acessibilidade universal, um objetivo da Política Nacional de Mobilidade Urbana, é imprescindível uma mudança no planejamento urbano, considerando aspectos sociais, políticos, econômicos e ambientais. A pesquisa Origem-Destino (OD) domiciliar surge como ferramenta essencial para subsidiar decisões governamentais baseadas em demandas populacionais. Este estudo objetiva analisar pesquisas OD na caracterização da população com deficiência. A estratégia metodológica foi o estudo de caso, sendo realizado um levantamento das pesquisas OD que baseiam Planos de Mobilidade Urbana e sistematização das diferentes variáveis em cada perfil da população com deficiência, bem como uma comparação das abordagens utilizadas. Os resultados apontam que 41.67% das pesquisas OD ainda não contemplam deficiências e, nas que o fazem (58,33%), há grande divergência de abordagens, desde a terminologia até as diferentes deficiências levantadas. Conclui-se que não há uma representação satisfatória dessa parcela da sociedade, o que prejudica o acesso à cidade. As principais contribuições deste estudo consistem na identificação de lacunas para investigações futuras, bem como na sugestão de aprimoramentos na abordagem metodológica das pesquisas OD objetivando representar a diversidade existente dentro da população com deficiência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Megan Fratoni Ribeiro, Ana Luiza Favarão Leão, Milena Kanashiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
