DESTRUIÇÃO CRIATIVA DE PAISAGENS URBANAS

ANÁLISE MORFOLÓGICA DAS NOVAS COMBINAÇÕES DA PAISAGEM DO ENTORNO DO AÇUDE VELHO, CAMPINA GRANDE (PB)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/2025_ENEPEA_v12n2.06

Resumo

Ao considerarmos as mediações da acumulação capitalista como prática social, entendendo-as como parte das relações que conformam uma dada paisagem, admitimos que os ciclos do capitalismo promovem mudanças que se inscrevem na paisagem através de modelos de produção e apropriação do espaço, tipos arquitetônicos, etc. O que nos leva a refletir sobre os reflexos do atual regime de acumulação na produção do espaço, especialmente quanto à “destruição criativa”, noção relacionada por Schumpeter (1988) ao modo de atuação dos empresários que admitem novas combinações na produção de mercadorias visando potencializar o seu consumo. Essa postura tem sido muito comum no tratamento do mercado imobiliário em áreas consolidadas, o que nos levou a hipótese de ser o caso da porção do centro de Campina Grande (PB), localizada no entorno do Açude Velho, pois está em curso uma renovação urbana justificada por uma obsolescência simbólica que tem resultado em novas tipologias arquitetônicas e na retenção especulativas de bens imobiliários e fundiários. Assim, objetivamos relatar a análise dessa paisagem urbana, tradicionalmente valorizada pelo mercado imobiliário, por meio da metodologia histórico geográfica. Contribuindo, portanto, para a reflexão sobre os processos socioeconômicos que justificam e impulsionam a transformação de paisagens históricas pela destruição criativa.

Biografia do Autor

Lizia Agra Villarim, UNINASSAU

Doutora em Desenvolvimento Urbano (UFPE) 

Mauro Normando Macedo Barros Filho, Universidade Federal de Campina Grande

Professor Associado do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) desde 2010. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECA) da UFCG desde 2017. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) desde 2021. Pesquisador do Observatório das Metrópoles, Núcleo Paraíba. Pesquisador do Quadro de Paisagismo no Brasil (Quapá-SEL). Coordenador do Laboratório de Espaços Livres Urbanos (LELU) da UFCG. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 1993. Especialista em Geoprocessamento aplicado à Cartografia pela UFPE em 1997. Mestre em Desenvolvimento Urbano pela UFPE em 2000. Doutor em Desenvolvimento Urbano pela UFPE em 2006, com sandwich no Centre for Advanced Spatial Analysis (CASA) da University College London (UCL) entre 2004 e 2005. Pós-Graduado em Regularização de Assentamentos Informais e Gerenciamento do Solo pelo Institute for Housing and Urban Development Studies (IHS) da Erasmus University de Roterdã em 2008. Atua nas seguintes áreas: Espaços Livres, Assentamentos Precários, Planejamento, Desenho e Gestão Urbanos, GIS, Sensoriamento Remoto, Métodos e Técnicas de Análises Espaciais, Morfologia Urbana.

Downloads

Publicado

2025-04-29

Como Citar

Agra Villarim, L., & Barros Filho, M. N. M. (2025). DESTRUIÇÃO CRIATIVA DE PAISAGENS URBANAS: ANÁLISE MORFOLÓGICA DAS NOVAS COMBINAÇÕES DA PAISAGEM DO ENTORNO DO AÇUDE VELHO, CAMPINA GRANDE (PB) . DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 12(2). https://doi.org/10.20873/2025_ENEPEA_v12n2.06

Edição

Seção

ENEPEA 2024