ANÁLISE COMPARATIVA DOS PARQUES URBANOS DE SANTA MARIA, RS
O PARQUE ITAIMBÉ E O CAMPUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_ENEPEA_v12n2.11Palavras-chave:
parques urbanos, espaços livres, caracterização de parques, geoprocessamento, planejamnto urbanoResumo
Os parques urbanos oferecem um alívio do ambiente construído, conectando as pessoas à natureza e amenizando o caos urbano. Essenciais para a sustentabilidade e qualidade de vida, proporcionam lazer, recreação e melhoram o espaço urbano. Além de reduzir o estresse e promover a contemplação, os parques contribuem para as relações sociais e a conservação ambiental. Contudo, a distribuição desses espaços frequentemente reflete desigualdades socioeconômicas e étnicas. Em Santa Maria (RS), a falta de planejamento resultou em uma distribuição desigual dos parques, concentrados no centro da cidade. Este artigo analisa os parques urbanos de Santa Maria de forma geral e descreve a infraestrutura existente, em seus dois parques mais utilizados. O estudo identificou 12 parques, realizando uma análise mais detalhada nos parques Itaimbé e no Campus Sede da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), situados nas áreas mais densamente povoadas. Ambos foram caracterizados e comparados com base em 16 critérios de análise. Os resultados evidenciam como os parques influenciam e proporcionam à população diferentes formas de interatividades com suas estruturas físicas, mobiliários urbanos e recursos, diferentes interatividades sociais e de uso e apropriação, desempenhando um importante papel na vitalidade da cidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Martiele Wilhelm, Amanda Eloísa Kasburger, Gabriela Alexia Wilkemann de Souza, Gabriela Martins Flores, Alice Rodrigues Lautert, Renata Michelon Cocco, Pedro Villa Real Martinello, Maicon Pinto Moraes, Luis Guilherme Aita Pippi, Raquel Weiss

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
