A IDENTIFICAÇÃO DOS PERÍODOS EVOLUTIVOS COMO MÉTODO DE ANÁLISE DA PAISAGEM URBANA:

A RELAÇÃO ENTRE O SÍTIO E O TRAÇADO URBANO EM JARDIM CAMBURI (VITÓRIA/ES)

Autores

  • Janaína Schmidel Baptista Universidade Federal do Espírito Santo
  • Eneida Maria Souza Mendonça Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.20873/2025_ENEPEA_v12n2.16

Palavras-chave:

paisagem, sistema natural, sistema antrópico, forma urbana

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar os períodos evolutivos de ocupação urbana no bairro Jardim Camburi (Vitória/ES), assim como analisar a paisagem a partir da relação entre sítio e traçado urbano. Trata-se de bairro cujo processo de urbanização está associado a implantação de complexo industrial, siderúrgico e portuário, a partir de 1970. Os procedimentos metodológicos adotados consistem na: revisão bibliográfica acerca do estudo da forma urbana e a relação desta com o sítio; coleta de dados sobre os aspectos naturais; iconografia; identificação do traçado urbano nos anos de 1955, 1962, 1970, 1978, 1998, 2003 e 2008, com base em levantamento aerofotogramétrico. O referencial teórico adotado envolve Morfologia Urbana e análise da paisagem, em especial, a abordagem histórico-geográfica, na distinção dos conceitos de plano e traçado urbano, assim como o de períodos evolutivos, regiões morfológicas e períodos morfológicos. Como resultado, foram identificadas a região gênese da forma urbana no bairro em análise, assim como seis Períodos Evolutivos. Como conclusão, foi possível constatar uma continuidade formal nos dois períodos iniciais; entretanto, com o passar do tempo e a partir de mudanças na legislação urbanística, verificou-se que o traçado urbano nos períodos seguintes, não seguiu a mesma lógica, dimensões e formas.

Biografia do Autor

Janaína Schmidel Baptista, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Processos urbanos e políticas físico-territoriais pelo de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Eneida Maria Souza Mendonça, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Downloads

Publicado

2025-04-29

Como Citar

Baptista, J. S., & Mendonça, E. M. S. (2025). A IDENTIFICAÇÃO DOS PERÍODOS EVOLUTIVOS COMO MÉTODO DE ANÁLISE DA PAISAGEM URBANA:: A RELAÇÃO ENTRE O SÍTIO E O TRAÇADO URBANO EM JARDIM CAMBURI (VITÓRIA/ES). DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 12(2). https://doi.org/10.20873/2025_ENEPEA_v12n2.16

Edição

Seção

ENEPEA 2024