A IDENTIFICAÇÃO DOS PERÍODOS EVOLUTIVOS COMO MÉTODO DE ANÁLISE DA PAISAGEM URBANA:
A RELAÇÃO ENTRE O SÍTIO E O TRAÇADO URBANO EM JARDIM CAMBURI (VITÓRIA/ES)
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_ENEPEA_v12n2.16Palavras-chave:
paisagem, sistema natural, sistema antrópico, forma urbanaResumo
Este artigo tem como objetivo identificar os períodos evolutivos de ocupação urbana no bairro Jardim Camburi (Vitória/ES), assim como analisar a paisagem a partir da relação entre sítio e traçado urbano. Trata-se de bairro cujo processo de urbanização está associado a implantação de complexo industrial, siderúrgico e portuário, a partir de 1970. Os procedimentos metodológicos adotados consistem na: revisão bibliográfica acerca do estudo da forma urbana e a relação desta com o sítio; coleta de dados sobre os aspectos naturais; iconografia; identificação do traçado urbano nos anos de 1955, 1962, 1970, 1978, 1998, 2003 e 2008, com base em levantamento aerofotogramétrico. O referencial teórico adotado envolve Morfologia Urbana e análise da paisagem, em especial, a abordagem histórico-geográfica, na distinção dos conceitos de plano e traçado urbano, assim como o de períodos evolutivos, regiões morfológicas e períodos morfológicos. Como resultado, foram identificadas a região gênese da forma urbana no bairro em análise, assim como seis Períodos Evolutivos. Como conclusão, foi possível constatar uma continuidade formal nos dois períodos iniciais; entretanto, com o passar do tempo e a partir de mudanças na legislação urbanística, verificou-se que o traçado urbano nos períodos seguintes, não seguiu a mesma lógica, dimensões e formas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Janaína Schmidel Baptista, Eneida Maria Souza Mendonça

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
