INNOVATION IN URBAN POLICY: THE EMERGENCE OF I-LABS AS INSTRUMENTS OF MANAGEMENT AND GOVERNANCE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/DGGP_2024_11_11

Resumo

O artigo explora a ascensão dos laboratórios de inovação (i-labs) como instrumentos para inovação em política urbana, abordando os desafios intricados das cidades modernas, como desigualdade, degradação ambiental e restrições fiscais. A partir de uma análise institucional, o estudo examina 33 i-labs em 30 cidades globais, ressaltando seu papel na experimentação de abordagens colaborativas e ágeis na formulação de políticas públicas urbanas. Com uso de design thinking e métodos experimentais, esses laboratórios facilitam a integração entre governo e sociedade, criando um ambiente favorável ao desenvolvimento de novas políticas urbanas. Os resultados indicam que, apesar de muitos i-labs terem uma vida útil limitada, alguns alcançam estabilidade ao se institucionalizarem, assegurando a continuidade de suas práticas. Conclui-se que esses laboratórios podem ser instrumentos estratégicos para uma governança urbana mais participativa e socialmente responsiva, contribuindo para políticas urbanas localmente adequadas e fortalecendo a capacidade dos governos locais de enfrentar crises contemporâneas.

Biografia do Autor

Geraldo Pougy

Doutorado em Gestão Urbana pelo Programa de Pós-graduação em Gestão Urbana da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Mario Prokopiuk, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professor do Programa de Pós-graduação em Gestão Urbana da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

Pougy, G., & Prokopiuk, M. (2024). INNOVATION IN URBAN POLICY: THE EMERGENCE OF I-LABS AS INSTRUMENTS OF MANAGEMENT AND GOVERNANCE. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 11(8). https://doi.org/10.20873/DGGP_2024_11_11