CIDADES ESPONJAS: APLICABILIDADE DE SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS NO RIBEIRÃO ARRUDAS, EM BELO HORIZONTE-MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/2025_ENEPEA_v12n2.08

Palavras-chave:

cidades esponjas, drenagem urbana, pasiagem urbana

Resumo

O termo "cidades esponjas" surgiu na China em 2013, porém já existiam cidades que funcionavam como esponjas antes disso, com objetivo de criar um sistema com soluções que mitigassem os impactos das mudanças climáticas cada vez mais intensas. Estas soluções são projetadas para que a água pluvial seja retida, absorvida e tratada através de solos permeáveis com vegetação filtrante na área urbana. O sistema permite a absorção da água quando substitui infraestruturas cinzas com superfícies impermeáveis por infraestruturas verdes com áreas permeáveis. O tecido urbano se transforma criando amplos espaços paisagísticos que possuem uma impactante função na paisagem ecológica das cidades. Estas transformações acontecem com a implementação de medidas que diminuem a vazão da água no solo garantindo a permeabilidade da água reduzindo as inundações. Desde a sua concepção, a cidade de Belo Horizonte negligenciou a existência dos corpos hídricos em seu plano urbano, resultando em problemas de enchentes e inundações ao longo do tempo. O objetivo é discutir como as soluções sustentáveis empregadas nas cidades-esponja no gerenciamento da água pluvial, podem mitigar os problemas de drenagem urbana em Belo Horizonte, em um trecho no ribeirão Arrudas.

Biografia do Autor

Talita Silvia de Souza, UFMG

Mestrando em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Staël de Alvarenga Pereira Costa, UFMG

Professora Doutora do Departamento de Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Maria Manoela Gimmler Netto , Puc Minas

Professora Doutora na Pontifícia Universidade Católica (PUC Minas).

Downloads

Publicado

2025-04-29

Como Citar

Souza, T. S. de, de Alvarenga Pereira Costa, S., & Gimmler Netto , M. M. (2025). CIDADES ESPONJAS: APLICABILIDADE DE SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS NO RIBEIRÃO ARRUDAS, EM BELO HORIZONTE-MG . DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 12(2). https://doi.org/10.20873/2025_ENEPEA_v12n2.08

Edição

Seção

ENEPEA 2024