O uso de filmes na Clínica Comportamental: Procurando Nemo
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2015v1n2p169Palabras clave:
Comportamento, Contingência, Estímulo, FilmeResumen
O presente artigo tem por objetivo apresentar a importância dos filmes na clínica comportamental, induzindo aos profissionais, pais/responsáveis, a utilizarem a inserção de filmes, que de modo frequente apresentam-se de forma fictícia instigando a dinâmica do relacionamento interpessoal, bem como modos condizentes de viver em sociedade. O assunto desde trabalho teoriza o uso de filmes na clínica comportamental, uma vez que o behaviorismo considera o comportamento como ação e reação, construindo estímulos específicos que sejam condizentes no seu espaço de realidade. Os estímulos provocados pelo meio influenciam o comportamento do sujeito, por isso é possível interferir neste comportamento, através de estímulos harmônicos, de acordo com a carência de comportamento do indivíduo, assim, pode-se criar, reforçar ou inibir comportamentos desejáveis ou não. O trabalho é fundamentado em pesquisas teóricas, tem como metodologia a revisão de literatura e análise de arte cinematográfica, trabalhando-se no destrinchar situacional das variáveis: estímulo, comportamento e estímulo consequente. O trabalho objetiva demonstrar a utilidade positiva do uso de filmes como recursos para o trabalho na clínica comportamental direcionados a aprendizagem de comportamentos sociais, argumentação, percepção da realidade, humor dentre outros. Inspirando assim, o desenvolvimento pessoal através da arte cinematográfica.
Palavras-chave: Comportamento, Contingência, Estímulo, Filme
ABSTRACT
This paper aims to present the importance of movies in behavioral clinic, Inducing professionals, parents / guardians to use the insertion of films that frequently are shown manner fictitiously instigating the dynamic of interpersonal relationship as well as conducive ways of experiencing in society. The subject since work theorizes the use of films in behavioral clinical, as it behaviorism believes the behavior as action and reaction, by building specific stimuli which are in your space condicente reality. The stimuli brought about through the middle affect the conduct of the subject, so it is possible to interfere this behavior, through harmonic stimuli, In accordance with the individual behavior deficiency, therefore can create, reinforce or inhibit or not desirable behaviors. The work is based on theoretical research, literature review and analysis of cinematographic art. Where we work in tease out of the situational variables: stimulus, behavior and consequent stimulus. In the results achieved observes the positive utility of films as resources for work in clinical behavioral focused the learning of societal behaviors, argumentation, perception of reality, humor among others. Inspiring, personal development through of cinematographic art.
Keywords: Behavior, Contingency, Stimulus, Movie
Citas
BAUM, W.M.Compreender o Behaviorismo: Ciência, Comportamento e Cultura. Porto Alegre:Artes Médicas Sul Ltda, 1999.
CARVALHO,R.G.G.Isolamento Social nas Crianças: Proposta de Intervenção CognitivoComportamental. Revista Iberoamericana de educación (ISSN:1681-5653),nº40/3, pp.1 a 12, 2006.
COELHO, L.S.G.Efeitos de Filme de animação em Encoprese Retentiva: Um Estudo de Caso em Ludoterapia Comportamental.XV enc. Brasileiro de psicoterapia e Medicina Compotamental. (ABPMC), 2006.
DAVIDOFF, L.L.Introdução a Psicologia. São Paulo: McGraw-Hill, 1983.
DELITTY,M. Análise Funcional: O Comportamento do Cliente como Foco da Análise Funcional. In : Delitty (Org). Sobre Comportamento e Cognição: A prática da Análise do Comportamento e da Terapia Cognitivo Comportamental. Santo André,SP:ESETec, 2001.
MEYER, S.B. Conceito de Análise Funcional. In: Delitty, Marly (Org).Sobre Comportamento e Cognição: A Prática da Análise do Comportamental e da Terapia Cognitivo-Comportamental. Santo André, SP: ESETec, 2001.
MOREIRA, L.S; SILVA,A.B.D.Lilo e Stitch: Ensinando o “Mau”
Comportamento?Rev.Psicologo.Ano 2, Vol 1, pp 55 a 64, 2009.
PROCURANDO Nemo (Finding Nemo). Direção: Andrew Stanton. Produção: Graham
Walters. [S.L]:Pixar Animation Studios/Walt Disney Pictures, 2003. 1 DVD (101 min).
SIDMAN, M. Coerção e. Suas Implicações. Trad. Maria Amália. Campinas: Ed. Livro Pleno, 2003.
SKINNER, B.F.Ciência e Comportamento Humano. Trad. João Carlos Todorov, Rodolfo Azzi. 10ºed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
SKINNER, B.F.Ciência e Comportamento Humano. Trad.Anita Liberalesso Neri. 3ºed.Campinas, SP: Papirus, 1991.
VASCONCELOS, L.A. Interpretações analítico-Comportamentais de Histórias Infantis Para utilização Lúdico-Educativas. Humanidades em Foco: Revista de Ciência, Educação e Cultura, Vol.3, pp 1 a 19, 2005.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.