COMPORTAMENTO DURANTE O ARMAZENAMENTO DA QUALIDADE FISIOLÓGICA E SANITÁRIA DE SEMENTES DE GERGELIM
DOI:
https://doi.org/10.20873/pibic2022_2%20Resumo
O trabalho científico teve o intuito de avaliar a qualidade fisiológica do armazenamento da Sementes de Gergelim durante 6 meses. O presente trabalho teve por objetivo avaliar o comportamento durante o armazenamento da qualidade fisiológica e sanitária de sementes de gergelim. A pesquisa foi desenvolvida no Laboratório de Fitotecnia da UFT, Gurupi-TO. Utilizaram-se sementes de gergelim da cultivares BRS (Anahi, K3, Seda e Trebol). Os testes realizados nas avaliações foram: Peso de mil sementes, Germinação, Envelhecimento acelerado (Vigor), Germinação em areia (Avaliação de emergência e índice de velocidade de emergência) e Sanidade, foram conduzidas em 4 repetições de 50 sementes por tratamento. O delineamento utilizado foram quatro tratamentos armazenados durante seis meses, onde as médias oram comparadas por meio do teste Tukey a 5%. Durante o período de armazenamento, as sementes de gergelim não mantiveram qualidade fisiológica e sanitária satisfatória, a redução de germinação foi de aproximadamente 30% quando armazenadas sob a temperatura de 23 ºC por 6 meses, essa temperatura favorece o desenvolvimento e aumento de patógenos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gabriel Queiroz Vanderleis, Eloah Rodrigues Maciel, Dayara Vieira Silva, Patrícia Sumara Moreira Fernandes, Rayner Sales Barros, Rodrigo Ribeiro Fidelis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.