ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE MORBIMORTALIDADE HOSPITALAR EM IDOSOS IGUAÇUENSES
Um aporte à Saúde Pública através da visão sanitarista
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftv6-7272Resumo
Trata-se de um estudo epidemiológico transversal retrospetivo, de cunho analítico-descritivo e com abordagem quantitativa, que investigou o comportamento da morbimortalidade hospitalar do idoso iguaçuense – PR, no período de 2010 a 2018, por meio de uma consulta on-line ao Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (DATASUS), sendo interpretadas as principais causas de morbimortalidade segundo CID – 10. Foram incluídos neste estudo registros hospitalares de indivíduos com idade igual ou superior os 60 anos, de ambos os sexos. Dentre a população estudada, destacou-se maior incidência de internação hospitalar em homens (55%), sendo 2012 o ano como mais registros de internação e, 2010 o menor. As três principais patologias que acometem ao idoso iguaçuense são, respetivamente: neoplasias (23,26%); doenças do aparelho circulatório (20,89%) e doenças do aparelho respiratório (11,96%). A maior mortalidade foi concentrada, de modo majoritário, nas seguintes patologias: doenças do aparelho respiratório (25,4%); neoplasias (22,2%) e doenças do aparelho circulatório (18%). A adoção em todo o território paranaense do Linha Guia de Saúde do Idoso em 2017 se considera um ganho para a população envelhecida, na medida em que objetiva promover a autonomia e a independência do idoso, além do reconhecimento dos direitos prescritos em Lei maior.
Palavras-chave: Foz do Iguaçu-PR; Morbimortalidade hospitalar; Saúde do idoso
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.