ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE MORBIMORTALIDADE HOSPITALAR EM IDOSOS IGUAÇUENSES

Um aporte à Saúde Pública através da visão sanitarista

Autores

  • Roberth Steven Gutiérrez Murillo Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) https://orcid.org/0000-0003-2304-3241
  • Carmen Justina Gamarra Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftv6-7272

Resumo

Trata-se de um estudo epidemiológico transversal retrospetivo, de cunho analítico-descritivo e com abordagem quantitativa, que investigou o comportamento da morbimortalidade hospitalar do idoso iguaçuense – PR, no período de 2010 a 2018, por meio de uma consulta on-line ao Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (DATASUS), sendo interpretadas as principais causas de morbimortalidade segundo CID – 10. Foram incluídos neste estudo registros hospitalares de indivíduos com idade igual ou superior os 60 anos, de ambos os sexos. Dentre a população estudada, destacou-se maior incidência de internação hospitalar em homens (55%), sendo 2012 o ano como mais registros de internação e, 2010 o menor. As três principais patologias que acometem ao idoso iguaçuense são, respetivamente: neoplasias (23,26%); doenças do aparelho circulatório (20,89%) e doenças do aparelho respiratório (11,96%). A maior mortalidade foi concentrada, de modo majoritário, nas seguintes patologias: doenças do aparelho respiratório (25,4%); neoplasias (22,2%) e doenças do aparelho circulatório (18%). A adoção em todo o território paranaense do Linha Guia de Saúde do Idoso em 2017 se considera um ganho para a população envelhecida, na medida em que objetiva promover a autonomia e a independência do idoso, além do reconhecimento dos direitos prescritos em Lei maior.

Palavras-chave: Foz do Iguaçu-PR; Morbimortalidade hospitalar; Saúde do idoso

Biografia do Autor

Roberth Steven Gutiérrez Murillo, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Graduando em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Representante Discente da Graduação em Saúde Coletiva/UNILA na Coordenação Nacional de Estudantes de Saúde Coletiva (2019). Aluno Bolsista do Ministério da Saúde no Programa Educação pelo Trabalho em Saúde (PET-Saúde). Obteve Certificação Internacional Nível Básico na Atenção à Saúde do Idoso, pela Organização Panamericana da Saúde (OPAS, 2018). Membro do Grupo de Pesquisa Políticas, Gestão e Educação em Saúde (UNILA). 

Carmen Justina Gamarra, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Bacharel e Licenciada em Enfermagem - Universidad Nacional de Misiones, Argentina (2000). Título revalidado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul -Brasil (2015). Especialização em Enfermagem no controle do câncer - INCA-RJ. Mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery /UFRJ (2004). Doutorado (2009) e pôs-doutorado (2012) em Saúde Coletiva pelo IMS/Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Integração Latino-Americana- UNILA. Tem experiência no Ensino e na Pesquisa na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia.

Downloads

Publicado

2019-12-04

Como Citar

Gutiérrez Murillo, R. S., & Gamarra, C. J. (2019). ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE MORBIMORTALIDADE HOSPITALAR EM IDOSOS IGUAÇUENSES: Um aporte à Saúde Pública através da visão sanitarista. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 6(3), 142–153. https://doi.org/10.20873/uftv6-7272

Edição

Seção

Artigos