EDUCAÇÃO AMBIENTAL: LEVANTAMENTO DAS PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS APLICADAS AO SETOR PESQUEIRO (PESCA E AQUICULTURA) COMO FERRAMENTA DE REFLEXÃO

Autores

  • Thatiane Brito da Silva Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Vinícius Gabriel da Silva Santana UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Raimunda Adlany Dias da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Daniele Bezerra dos Santos INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Cibele Soares Pontes UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftv7-8961

Resumo

Diante do agravamento da crise ambiental global é indispensável um esforço para a educação em questões ambientais, na finalidade de fundamentar a conduta dos indivíduos, das empresas e das coletividades inspirada no sentido de sua responsabilização sobre a proteção e conservação do meio ambiente. O estudo teve por intuito realizar um levantamento das práticas sustentáveis aplicadas aos segmentos da atividade pesqueira, bem como analisar alternativas que favoreçam o desenvolvimento sustentável do setor, apresentando sugestões descritas na literatura, para os problemas que afetam a atividade, integrando benefícios ecológicos, econômicos e sociais.  Para a realização deste estudo foi realizada a seguinte pergunta investigativa “Quais estudos da literatura apresentam práticas sustentáveis na área de recursos pesqueiros (pesca e aquicultura)?”. Assim, a escolha pelo levantamento bibliográfico ocorreu pela adequação da metodologia de estudo ao objetivo da pesquisa. Para este levantamento identificou-se que a maioria das práticas ambientais implementadas ou ações sugeridas se relacionou com pesquisas científicas ligadas à indústria, instituições, ou aspectos etnológicos e poucos estudos estiveram relacionadas à área educacional disciplinar. Considerou-se que os estudos acerca das práticas de sustentabilidade direcionadas ao setor pesqueiro são incipientes, com produção muito exígua quando comparados com a mesma temática para outras áreas.

Biografia do Autor

Vinícius Gabriel da Silva Santana, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Ex-estudante do IFRN - Campus Zona Norte, licenciado em Ciências Biológicas pela UFRN, mestre e doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Rede PRODEMA (UFRN). Pesquisador da linha Relações Sociedade-Natureza e sua Sustentabilidade com ênfase em Carcinicultura (marinha, de água doce e ornamental), Comportamento Animal e Educação Ambiental sobre impactos negativos de origem antrópica à megafauna marinha.

Raimunda Adlany Dias da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Possui graduação em Ciências biologicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016). Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em anatomia vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: oleaginosa, biodiesel, carthamus tinctorius, consórcio de oleaginosa com feijão caupi.

Daniele Bezerra dos Santos, INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Possui graduação Licenciatura em Ciências Biológicas (2005), Mestrado em Bioecologia Aquática pela UFRN (2007) e Doutorado em Psicobiologia - UFRN (2013). Coordenou o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro Universitário UNIFACEX - janeiro/2012 a dezembro/2017; atuou como Coordenadora Institucional do Pibid/UNIFACEX/CAPES (projeto PIBID UNIFACEX - Edital n. 61/2013), no período de março/2014 a março/2018; Coordenadora do cursos de Pós-Graduação Lato sensu em Microbiologia e Parasitologia do Centro Universitário Facex - UNIFACEX (no período de janeiro/2013 a julho/2018) e Meio Ambiente e Gestão de Recursos Naturais (fevereiro/2011-dezembro/2013). Professora dos Cursos de Ciências Biológicas, Pedagogia, Enfermagem, Nutrição, Farmácia e Fisioterapia. Atuou como Coordenadora de Pesquisa e Extensão do Centro Universitário UNIFACEX - CPE/UNIFACEX até julho/2018. Atualmente, é professora do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - IFRN, Campus Pau dos Ferros, ministrando na Educação básica (Biologia I, Biologia II, Biologia Aplicada a Alimentos), no Ensino Superior, no curso de Licenciatura em Química, as disciplinas de Didática e Estágio Supervisionado III (Ensino em Ciências). Atualmente, é Coordenadora do Curso de Pós-Graduação Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática do IFRN, Campus Pau dos Ferros.

Cibele Soares Pontes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Possui graduação em Aquicultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestrado em Aquicultura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e Doutorado em Psicobiologia (Comportamento Animal) pela UFRN (2003). Atualmente é Professora Associado III na Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias (Escola Agrícola de Jundiaí, Campus Macaíba) da UFRN. Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA-UFRN Mestrado https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/programa/portal.jsf?id=423 ) onde orienta na área de aquicultura e sustentabilidade. Vice Coordenadora do Programa Regional de Pós Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - Doutorado em associação plena (DDMA, http://www.doutoradoprodema.ufrn.br/). Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, com ênfase em Aquicultura, atuando principalmente nos seguintes temas: aquicultura e sustentabilidade, carcinicultura, malacocultura, larvicultura de organismos aquáticos, comportamento animal, etologia aplicada.

Downloads

Publicado

2021-03-05

Como Citar

Brito da Silva Medeiros, T., Gabriel da Silva Santana, V. ., Adlany Dias da Silva, R., Bezerra dos Santos, D. ., & Soares Pontes, C. . (2021). EDUCAÇÃO AMBIENTAL: LEVANTAMENTO DAS PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS APLICADAS AO SETOR PESQUEIRO (PESCA E AQUICULTURA) COMO FERRAMENTA DE REFLEXÃO. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 7(4), 81–95. https://doi.org/10.20873/uftv7-8961

Edição

Seção

Artigos