TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO DA ESCALA CPAC DE CRIATIVIDADE PARA O PORTUGUÊS BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/DEZ_23_06

Resumo

A criatividade é uma função cognitiva de grande importância para o desenvolvimento humano e carece de escalas no português brasileiro. Este estudo objetivou traduzir e adaptar culturalmente a escala de Processos Cognitivos Associados à Criatividade (CPAC). O processo de adaptação cultural da escala realizou-se em 4 etapas: tradução, retrotradução, teste de compreensão com especialistas e com o público-alvo. Houve uma convergência entre as traduções de 92,6% e a média total dos percentuais de compreensão foi considerada muito boa (92,97%). A versão brasileira da CPAC irá contribuir para o desenvolvimento de novos estudos sobre criatividade no Brasil.

Biografia do Autor

Danilo Andrade de Meneses, Universidade Federal da Paraíba

Biólogo e Doutorando em Neurociência Cognitiva e Comportamento (PPGNeC) pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em História das ciências, das técnicas e epistemologia(HCTE) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui prêmios regionais, nacionais e internacionais nas áreas de Artes, Educação, Criatividade e Neurociências. Teve formação não-formal em várias práticas artísticas pela escola de artes CENATED, onde se tornou artista plástico Danilo Moveo. Trabalhou como professor universitário (2016-2019) no Instituto de Educação Superior da Paraíba (UNIESP). Possui experiência em: Testagem de anestésicos derivados de plantas medicinais; neurofisiologia da expressão artística e metodologias educacionais para o desenvolvimento da criatividade e bem-estar. Atualmente pesquisa a relação entre mindfulness, criatividade e saúde mental pelo movimento das mãos durante o uso de smartphones.

Joel Jonathan Carvalho Tavares, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário de João Pessoa (2019) e mestrado em Neurociência Cognitiva e Comportamento pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) (2022). Atualmente é discente de pós-graduação strictu senso (doutorado) em Neurociência Cognitiva e Comportamento e pesquisador no Laboratório de Ecologia Comportamental e Psicobiologia (LECOPSI). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em psicoterapia e avaliação neuropsicológica.

Thiago Siqueira Paiva de Souza, Universidade Federal da Paraíba

Possui Graduação em Educação Física, Especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal da Paraíba, Mestrado em Educação Física com aprofundamento em Cineantropometria e Desempenho humano pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade de Pernambuco e Universidade Federal da Paraíba e Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo PRODEMA/UFPB. Trabalha na UFPB como professor onde ministra disciplinas para os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Zootecnia e Licenciatura e Bacharelado em Educação Física. Atualmente é professor no Departamento de Ciências Fundamentais e Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Neurociências cognitiva e comportamento. Desenvolve atividades de pesquisa e extensão em Exercícios verdes, Neurociência, Comportamento, Meio Ambiente e seus efeitos sobre a Cineantropometria, imunologia, desempenho, neurofisiologia e desenvolvimento sustentável.

Luiz Serramo Lopez, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Biologia e Psicologia , com mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) onde coordena o Laboratório de Ecologia Comportamental e Psicobiologia. É pesquisador colaborador do programa "Mente Aberta" de pesquisa e extensão em mindfulness da Unifesp. É orientador credenciado no Programa de Pós Graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento (PPGNeC) e da UFPB. Atua na área de psico-fisiologia do estresse, neurociências e intervenções baseadas em mindfulness e auto-compaixão. 

Downloads

Publicado

2023-12-28

Como Citar

Andrade de Meneses, D., Carvalho Tavares, J. J., Siqueira Paiva de Souza, T., & Serramo Lopez, L. C. (2023). TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO DA ESCALA CPAC DE CRIATIVIDADE PARA O PORTUGUÊS BRASILEIRO. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 10(3). https://doi.org/10.20873/DEZ_23_06