COMPORTAMENTO ALIMENTAR E PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE ESTRESSE EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM PERÍODO PANDÊMICO
DOI:
https://doi.org/10.20873/2024_v3_8Resumo
Tema geral: Ciências biológicas e da saúde.Objetivo: Testar a relação entre comportamento alimentar e percepção subjetiva de estresse em estudantes universitários em período pandêmico. Métodos: Este estudo faz parte do 24-hour Movement Behavior and Metabolic Syndrome (24h-MESYN), uma coorte prospectiva. A amostra foi de 195 estudantes de graduação (68,7% mulheres; 44,6% idade entre 21 a 25 anos; 65,8% matriculados em um curso de ciências da saúde; 24,5% no 1º ao 3º semestre). Os dados foram coletados durante o primeiro semestre de 2021 na cidade de Imperatriz, MA. Coletamos medidas autorrelatadas online usando a Perceived Stress Scale (14 itens) e o Dutch Eating Behavior Questionnaire (33 itens). Avaliamos escores das dimensões de estresse positivo e negativo como exposições (representando autoeficácia percebida e desamparo, respectivamente) e escores de ingestão emocional, restrição alimentar e ingestão externa como desfechos. Nós examinamos as associações usando regressão linear multinível. Resultados: Não observamos associação entre o estresse percebido (domínio positivo e negativo) com a ingestão emocional e restrição alimentar. No entanto, após o ajuste para o sexo biológico e idade, observamos que o domínio negativo do estresse percebido (β = 0,02 [IC 95%: 0,006 a 0,04]) associou-se com a ingestão externa. Conclusão: A percepção de desamparo esteve associada com o comportamento alimentar entre estudantes universitários durante a pandemia de COVID-19.
Palavras-chave: Comportamento Alimentar; Estresse; Pandemia; Adultos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Barbara Saldanha Lima, Alaiana Marinho Franco, Marcus Vinicius Nascimento Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.