Ações pedagógicas transdisciplinares desenvolvidas no Colégio Logosófico de Goiânia
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2014v1n1p174Palabras clave:
transdisciplinaridade, ação pedagógica, escola criativaResumen
Esta pesquisa em estágio pós-doutoral tem como tema as ações e estratégias pedagógicas transdisciplinares que são desenvolvidas no Colégio Logosófico de Goiânia. A partir do momento em que esta escola não tem como pressuposto básico a teoria da transdisciplinaridade, torna-se interessante a investigação pelo fato de que as ações e estratégias pedagógicas utilizadas, tendo como base a Pedagogia Logosófica, fundamentada na Logosofia, preconizada pelo filósofo argentino Carlos Eduardo González Pecotche, são compatíveis com esta teoria, expressa nas ações docentes e das gestoras do colégio, e nas ações estratégicas, presentes no planejamento realizado, em conjunto, e no dia a dia com os alunos. As aportacões teóricas se baseiam em Moraes (1997, 2004, 2008), Pecotche (2008), Ausubel (1982), Morin (2007a), M.V.R.Suanno (2013, 2014), Torre & Violant (2006a) e J.H.Suanno (2013 e 2014). O objetivo está em identificar as ações pedagógicas e atitudes transdisciplinares construídas pelos docentes do Colégio Logosófico de Goiânia que contribuem para o desenvolvimento dos alunos como indivíduos que possuem responsabilidade humana, social e ambiental. Este objetivo tem origem na necessidade de conhecer as ações pedagógicas transdisciplinares desenvolvidas no Colégio Logosófico de Goiânia.
Palavras-Chave: transdisciplinaridade, ação pedagógica, escola criativa
ABSTRACT
This research on post-doctoral training is themed actions and transdisciplinary teaching strategies that are developed in the College Logosophical of Goiânia. From the moment that this school does not have the basic presupposition of the theory of transdisciplinarity, it is interesting to research by the fact that the actions and used teaching strategies, based on the Logosophical Pedagogy, based on Logosophy recommended by the Argentine philosopher Carlos Eduardo González Pecotche are compatible with this theory, expressed in the actions of teachers and the school management, and strategic shares present in the planning done together and on a daily basis with students. The theoretical contribution is based on Moraes (1997, 2004, 2008), Pecotche (2008), Ausubel (1982); Morin (2007a), MVRSuanno (2013, 2014), & Violant tower (2006a) and JHSuanno (2013, 2014). The goal is to identify the pedagogical actions and transdisciplinary attitudes built by Logosophical College faculty in Goiânia that contribute to the development of students as individuals with human, social and environmental responsibility. This goal stems from the need to know the disciplinary pedagogical actions developed in the College Logosophical of Goiânia.
Keywords: transdisciplinarity, pedagogical action, creative school
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