AÇÃO “TEMPO INTEGRAL”: AS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.20873/2024_mar_13147%20Resumo
Este trabalho pretende analisar a atuação e as possibilidades de intervenção do psicólogo no Programa Saúde na Escola (PSE) a partir da experiência com um grupo de crianças e adolescentes matriculados em uma turma de educação integral. Tal ação foi efetivada por meio da parceria entre uma Unidade de Saúde da Família (USF) do município de Vitória-ES, uma escola Municipal de Ensino Fundamental localizada no mesmo território e a Universidade Federal do Espírito Santo. A partir dessa vivência, foi possível apreender as potencialidades da atuação do psicólogo e os desafios vivenciados por esse profissional no contexto do PSE. O estudo possui caráter qualitativo e foi construído com auxílio de diários de campo elaborados durante a experiência de grupo. Os resultados apontaram a importância do psicólogo dentro das ações do PSE enquanto profissional que compõe uma rede de cuidado e não limita-se, apenas, aos atendimentos individualizados ou aos programas exclusivamente preventivos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Dayane da Silva Neves, Lorena Miranda Petersem Porto, Meyrielle Belotti, Alexandra Iglesias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.