Cidades sustentáveis e Escolas sustentáveis: projeto coletivo inter/transdisciplinar

Autores

  • Marilza Vanessa Rosa Suanno Universidade de Goiás
  • Kênia Abbadia Melo Universidade de Goiás
  • Claudio Pires Viana Universidade de Goiás
  • Lucineide Maria de Lima Pessoni Universidade de Goiás
  • Marlene Barbosa de Freitas Reis Universidade de Goiás
  • Lindalva Pessoni Santos Universidade de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2014v1n1p188

Palavras-chave:

cidades sustentáveis, escolas sustentáveis, resíduos sólidos

Resumo

O presente artigo apresenta o relato da experiência inter/transdisciplinar desenvolvido pela equipe de professores do quarto ano do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Inhumas, desenvolvido coletivamente no ano letivo de 2014. O projeto Cidades Sustentáveis, Inhumas Sustentável e Escolas Sustentáveis foi organizado na perspectiva de projeto de trabalho (HERNÁNDEZ, 1998), com organização interdisciplinar (JAPIASSU, 2003) e transdisciplinar (NICOLESCU, 1999; MORAES, 2008; SUANNO, 2013, 2014) para pensar complexo sobre cidades sustentáveis (ONU Habitat, 2014; Carta de Medellin, 2014; Programa Cidades Sustentáveis/MEC, 2014; Programa Escolas Sustentáveis/MEC, 2013; Observatório das Metrópoles, 2014), tendo na reflexão um olhar ecossistêmico, complexo e fenomenológico.

Palavras-chave: cidades sustentáveis, escolas sustentáveis, resíduos sólidos

ABSTRACT

This article presents the experience inter/transdisciplinary of a team teachers developed collectively by the fourth year of Pedagogy course, of the State University of Goiás, Campus Inhumas, developed in academic year of 2014. The Sustainable Cities and Sustainable Schools Project was organized in the context of work project (HERNÁNDEZ, 1998), interdisciplinary organization (JAPIASSU, 2003) and transdisciplinarity look (NICOLESCU, 1999; Moraes, 2008; Suanno, 2013, 2014) for complex thinking about sustainable cities (UN Habitat, 2014 ; Letter of Medellin, 2014; Sustainable Cities/MEC Program, 2014; Sustainable Schools/MEC Program, 2013; Metropolis Observatory, 2014), taking an ecosystem reflection, complex and phenomenological.

Keywords: sustainable cities, sustainable schools, solid wastes

Biografia do Autor

Marilza Vanessa Rosa Suanno, Universidade de Goiás

Professora e pesquisadora da Universidade Estadual de Goiás - UEG e da Universidade Federal de Goiás - UFG. Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1994). Mestrado em Educação Superior pela Universidad de la Habana (Cuba/2003) revalidado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2006). Doutora pela Universidade Católica de Goiás (2015). Doutorado sanduíche na Universidad de Barcelona (2011/2012). Membro da Rede Internacional de Ecologia dos Saberes: uma comunidade de conhecimento para uma nova consciência (RIES ? Coord. UCB/Brasil e UB/Espanha) e da Rede Internacional de Escolas Criativas: construindo a escola do século XXI (RIEC ? Coord. UB/Espanha). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação superior, didática, formação de professores, políticas públicas, estágio supervisionado, Epistemologia da Complexidade, transdisciplinaridade, Interdisciplinaridade. https://www.fe.ufg.br/p/6813-docentes

 

Kênia Abbadia Melo, Universidade de Goiás

Mestrado em Educação pela Univesidade Católica de Goiás. Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Salgado de Olivieira. Graduação em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Catalão CESUC. Atualmente é professora da Universidade Estadual de Goiás. Tem experiência em educação com ênfase nas atividades de ensino e pesquisa.

Claudio Pires Viana, Universidade de Goiás

Mestre e Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, Especialista em Formação de Professores: gestão escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC Goiás, e graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1996). É Professor Efetivo da Universidade Estadual de Goiás UEG , professor da Rede Municipal de Educação de Goiânia e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Fenomenologia - NEPEFE - da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Possui experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Fundamental e Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, sociedade, política, ensino-aprendizagem, Organização do Trabalho Pedagógico, cultura, Filosofia da Educação, Fenomenologia.

Lucineide Maria de Lima Pessoni, Universidade de Goiás

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, sob a orientação do Profº Dr. José Carlos Libâneo. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008), Especialista em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1989). Professora Efetiva da Secretaria de Educação do Estado de Goiás, atuando na Educação Básica desde o ano de 1989, como professora, Coordenadora Pedagógica e Diretora de escola por 6 anos. Atuando na Educação Superior desde de 2005, na Universidade Estadual de Goias-Campus Inhumas, como professora, Coordenadora de Estágio e Coordenadora de Extensão. Professora na Faculdade de Inhumas- FacMais desde 2009. Vinculada ao grupo de pesquisa Teorias e Processos Pedagógicos cadastrado no CNPQ, sob a coordenação do Prof. Dr. Jose Carlos Libâneo (PUC GO ). Pesquisadora da Área de Políticas Educacionais.

Marlene Barbosa de Freitas Reis, Universidade de Goiás

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1989), Especialização em Planejamento Educacional pela Salgado de Oliveira (1990), Mestrado em Ciências da Educação Superior pela Universidad de La Habana - Cuba (2003) e Doutorado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela UFRJ (2013). Pós doutora pela Universidade do Porto, Portugal. Professora aposentada da Secretaria Estadual de Educação de Goiás onde atuou 28 anos como professora e coordenadora pedagógica da Educação Básica. Foi bolsista da FAPEG (Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Goiás) no período de junho de 2011 a outubro de 2013. Foi Coordenadora Adjunta de Pesquisa e Pós Graduação da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Inhumas. Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Goiás, Regime de Tempo Integral de Dedicação à Docência e à Pesquisa (RTIDP). Docente do quadro permanente do Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (MIELT) da UEG e Coordenadora do Curso de Pedagogia na UEG, Câmpus Inhumas. Bolsista do Programa de Bolsa de Incentivo ao Pesquisador (BIP) da UEG. . Parecerista ad hoc da UEG e Membro do Conselho Editorial da Deescubra - Distributiva Editora e Espaço de cultura Brasileira Ltda. Membro da Equipe Editorial da REVELLI ? Revista de Educação, Linguagem e Literatura da UEG-Inhumas. Membro do grupo de pesquisa "Formação de professores e saberes pedagógicos " cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino, coordenação pedagógica e pesquisa. Atua principalmente nos seguintes temas: Políticas públicas, Formação de Professores, Didática e prática de ensino, Diversidade, Educação inclusiva, política educacional, prática pedagógica.

Lindalva Pessoni Santos, Universidade de Goiás

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1989,), Especialização em Planejamento Educacional pela UNIVERSO (1993), Especialização em Matemática e Linguagem para as séries iniciais do Ensino Fundamental pela UFG ( 1997), Especialização em Formação sócio- econômica do Brasil pela UNIVERSO ( 2002) e Mestrado em Educação pela UFG (2011). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Goiás e professora - Secretaria de Educação. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino superior, formação docente, práticas pedagógicas, avaliação, educação infantil, gestão escolar, educação interdisciplinar e transdisciplinar.

Referências

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Publicado

2015-01-14

Como Citar

Suanno, M. V. R., Melo, K. A., Viana, C. P., Pessoni, L. M. de L., Reis, M. B. de F., & Santos, L. P. (2015). Cidades sustentáveis e Escolas sustentáveis: projeto coletivo inter/transdisciplinar. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 1(1), 188–209. https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2014v1n1p188

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