Ações pedagógicas transdisciplinares desenvolvidas no Colégio Logosófico de Goiânia
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2014v1n1p174Keywords:
transdisciplinaridade, ação pedagógica, escola criativaAbstract
Esta pesquisa em estágio pós-doutoral tem como tema as ações e estratégias pedagógicas transdisciplinares que são desenvolvidas no Colégio Logosófico de Goiânia. A partir do momento em que esta escola não tem como pressuposto básico a teoria da transdisciplinaridade, torna-se interessante a investigação pelo fato de que as ações e estratégias pedagógicas utilizadas, tendo como base a Pedagogia Logosófica, fundamentada na Logosofia, preconizada pelo filósofo argentino Carlos Eduardo González Pecotche, são compatíveis com esta teoria, expressa nas ações docentes e das gestoras do colégio, e nas ações estratégicas, presentes no planejamento realizado, em conjunto, e no dia a dia com os alunos. As aportacões teóricas se baseiam em Moraes (1997, 2004, 2008), Pecotche (2008), Ausubel (1982), Morin (2007a), M.V.R.Suanno (2013, 2014), Torre & Violant (2006a) e J.H.Suanno (2013 e 2014). O objetivo está em identificar as ações pedagógicas e atitudes transdisciplinares construídas pelos docentes do Colégio Logosófico de Goiânia que contribuem para o desenvolvimento dos alunos como indivíduos que possuem responsabilidade humana, social e ambiental. Este objetivo tem origem na necessidade de conhecer as ações pedagógicas transdisciplinares desenvolvidas no Colégio Logosófico de Goiânia.
Palavras-Chave: transdisciplinaridade, ação pedagógica, escola criativa
ABSTRACT
This research on post-doctoral training is themed actions and transdisciplinary teaching strategies that are developed in the College Logosophical of Goiânia. From the moment that this school does not have the basic presupposition of the theory of transdisciplinarity, it is interesting to research by the fact that the actions and used teaching strategies, based on the Logosophical Pedagogy, based on Logosophy recommended by the Argentine philosopher Carlos Eduardo González Pecotche are compatible with this theory, expressed in the actions of teachers and the school management, and strategic shares present in the planning done together and on a daily basis with students. The theoretical contribution is based on Moraes (1997, 2004, 2008), Pecotche (2008), Ausubel (1982); Morin (2007a), MVRSuanno (2013, 2014), & Violant tower (2006a) and JHSuanno (2013, 2014). The goal is to identify the pedagogical actions and transdisciplinary attitudes built by Logosophical College faculty in Goiânia that contribute to the development of students as individuals with human, social and environmental responsibility. This goal stems from the need to know the disciplinary pedagogical actions developed in the College Logosophical of Goiânia.
Keywords: transdisciplinarity, pedagogical action, creative school
References
MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. Campinas, SP: Papirus, 1997.
______. Pensamento eco-sistêmico: educação, aprendizagem e cidadania no século XXI. Petrópolis: Vozes, 2004.
______; TORRE, Saturnino de la. Sentipensar: fundamentos e estratégias para reencantar a educação. Petrópolis – RJ: Vozes, 2004.
______. Ecologia dos saberes: complexidade, transdisciplinaridade e educação: novos fundamentos para iluminar novas práticas educacionais. São Paulo: Antakarana/WHH-Willis Harman House, 2008.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. Brasília, DF : UNESCO, 2000b.
______. Por uma reforma do pensamento. In: O pensar complexo: Edgar Morin e a crise da modernidade. NASCIMENTO, Elimar Pinheiro do; PENA-VEJA, Alfredo (Orgs.). 3. ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2001.
______. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003a.
NICOLESCU, Basarab. Manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: TRIOM, 1999.
______. Educação e transdisciplinaridade. Brasília: UNESCO, 2001.
PECOTCHE, Carlos Bernardo González. Curso de Iniciação Logosófica. São Paulo: Editora Logosófica, 2008.
PUJOL MAURA, Marìa Antónia, RAJADELL, Núria e SUANNO, Marilza Vanessa Rosa.
(Orgs.) Didáctica y Formación – uma mirada transdisciplinar. Madrid: Círculo Rojo – Docencia, 2013.
______, TORRE, Saturnino de la. Creatividad e Innovación – enseñar y investigar com otra conciencia. Barcelona: Editorial Universitas, 2010.
SUANNO, João Henrique Suanno. Escola Criativa e Práticas Pedagógicas Transdisciplinares e ecoformadoras. Tese de Doutorado em Educação, pela Universidade Católica de Brasília – UCB, sob orientação da Profa. Dra. Maria Cândida Moraes, defendida em 09-05-2013.
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Outra finalidade para a educação: emerge uma didática complexa e transdisciplinar. In: ZWIEREWICZ, Marlene. Criatividade e inovação no ensino superior: experiências latino-americanas e europeias em foco. Blumenau: Nova Letra, 2013. p.
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Em busca da compreensão do conceito de transdisciplinaridade. In: MORAES, Maria Cândida e SUANNO, João Henrique. (Org.). O pensar complexo na educação - sustentabilidade, transdisciplinaridade e criatividade. 1ed. São Paulo: WAK, 2014. p. 99-126.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.