Ciência e produção do conhecimento contemporâneo na perspectiva da criatividade
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2014v1n1p149Palavras-chave:
Paradigmas. Criatividade. Transdisciplinaridade.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a visão de ciência e produção de conhecimento na modernidade e sua transição para a contemporaneidade na acepção de uma educação pautada na criatividade que valoriza os diversos saberes. Esta reflexão é de caráter bibliográfica com a abordagem qualitativa. Sua fundamentação teórica traz a percepção dos conceitos de paradigma tradicional no contexto da ciência moderna e o paradigma emergente na atualidade com uma visão transdisciplinar e criativa contemplando o todo da vida, a partir do fazer pedagógico, enquanto produção do conhecimento. É perceptível que a contemporaneidade na ótica da criatividade com a perspectiva transformadora tem buscado a religação dos saberes que envolve todos os espaços da humanidade valorizando a imaginação, originalidade, flexibilidade, o pensar, sentir e o aprender dentro dos aspectos que engloba a completude da vida no planeta.
Palavras-chaves: Paradigmas. Criatividade. Transdisciplinaridade.
ABSTRACT This article aims to analyze the vision of science and knowledge production in its transition to modernity and contemporaneity within the meaning of an education based on creativity that values diverse knowledge. This reflection is a bibliographical character with a qualitative approach. Its theoretical foundation brings the realization of the concepts of the traditional paradigm in the context of modern science and the emerging paradigm today with a creative vision and interdisciplinary contemplating the whole of life, from the pedagogical, while production of knowledge. It is noticeable that in the contemporary perspective of creativity to transforming perspective has sought reconnection of knowledge that involves all areas of humanity valuing imagination, originality, flexibility, thinking, feeling and learning within the aspects encompassing the wholeness of life on the planet.
Keywords: Paradigms. Creativity. Transdisciplinary.
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