AS TRANSFORMAÇÕES DA ADOLESCÊNCIA: A VISÃO DOS ESTUDANTES DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE PORTO NACIONAL – TO
DOI:
https://doi.org/10.20873/pibid2023_7%20%20Resumo
A adolescência é marcada por diversos e profundos conflitos. Nesse período o jovem estabelece valores, ideologias e estilo de vida e, como ocorrem diversas transformações corporais e comportamentais, este necessita de orientação correta. O objetivo desse trabalho foi verificar a compreensão dos estudantes da Escola Família Agrícola de Porto Nacional – TO acerca das transformações físicas e psíquicas que ocorrem na adolescência. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de questionários virtuais, e foram obtidas 52 respostas. Percebeu-se que a maioria dos discentes sentem-se bem com a imagem corporal, no entanto, um pequeno grupo é descontente por causa da falta de crescimento, por sobrepeso, e por vergonha. As principais modificações comportamentais observadas foram alteração do humor, mudança nos hábitos de vestir e preocupação com a aparência. A maioria dos entrevistados afirmaram que receberam informações da escola e da família para lidarem com as transformações dessa fase. Asseguraram que as intervenções pedagógicas realizadas pelo PIBID geraram aprendizado. Contudo, é necessário que ocorram ações educativas para esclarecer os adolescentes acerca das transformações físicas e psíquicas dessa fase do desenvolvimento, e a escola e família têm papeis preponderantes nessas temáticas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Hugo Rivas de Oliveira, Carolina Aires Vida, Larissa Soares de Castro, Kellen Lagares Ferreira Silva, Carla Simone Seibert
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.