EXPERIÊNCIA E MÉTODO: UM PROJETO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CURSO DE FILOSOFIA DA UFT
TEACHING, RESEARCH AND EXTENSION PROJECT OF THE UFT PHILOSOPHY COURSE
DOI:
https://doi.org/10.20873/piip_16991Resumo
Este trabalho teve como objetivo pautar a realidade dos estudantes de Filosofia da Universidade Federal do Tocantins - UFT dentro dos conceitos de experiência e metodologia. A questão proposta surge da necessidade do desenvolvimento de ações voltadas para dar suporte pedagógico e tecnológico ao curso em questão a partir das diretrizes do Programa Institucional de Inovação Pedagógica (PIIP). A partir deste norte institucional, aprovou-se e se criou um núcleo de fomento de pesquisa, ensino e de intervenções extensionistas, a saber: o Projeto de Inovação Pedagógica da Filosofia (PIP FILO), que se constitui como uma central de apoio pedagógico da Filosofia. A metodologia empregada possui duas dimensões: uma de caráter qualitativo e bibliográfico; e a outra de caráter mais extensionista em que o projeto se insere na realidade procurando melhorá-la. No caso desta dimensão da pesquisa, foi lançado mão do pensamento de Benjamin (1987), Larossa (2022), Umberto Eco (2002), Spinoza (2008), dentre outros. Já em relação à metodologia extensionista, foi aproveitado uma enquete de sondagem de opinião do Centro Acadêmico de Filosofia para pensar quais ações deveriam ser desenvolvidas no curso. Assim, percebeu-se que um dos grandes problemas dos estudantes da Filosofia da UFT estava voltado para questões de escrita acadêmica. A partir disso, foram realizadas palestras, oficinas e a produção de material didático para auxiliar os estudantes dentro desta área sensível em sua formação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 José Soares das Chagas, Leandro Ferreira da Silva, Ana Cláudia Batista Cardoso, Abraão Mittelstad Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.