EXPERIÊNCIA E MÉTODO: UM PROJETO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CURSO DE FILOSOFIA DA UFT

TEACHING, RESEARCH AND EXTENSION PROJECT OF THE UFT PHILOSOPHY COURSE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/piip_16991

Resumo

Este trabalho teve como objetivo pautar a realidade dos estudantes de Filosofia da Universidade Federal do Tocantins - UFT dentro dos conceitos de experiência e metodologia. A questão proposta surge da necessidade do desenvolvimento de ações voltadas para dar suporte pedagógico e tecnológico ao curso em questão a partir das diretrizes do Programa Institucional de Inovação Pedagógica (PIIP). A partir deste norte institucional, aprovou-se e se criou um núcleo de fomento de pesquisa, ensino e de intervenções extensionistas, a saber: o Projeto de Inovação Pedagógica da Filosofia (PIP FILO), que se constitui como uma central de apoio pedagógico da Filosofia. A metodologia empregada possui duas dimensões: uma de caráter qualitativo e bibliográfico; e a outra de caráter mais extensionista em que o projeto se insere na realidade procurando melhorá-la. No caso desta dimensão da pesquisa, foi lançado mão do pensamento de Benjamin (1987), Larossa (2022), Umberto Eco (2002), Spinoza (2008), dentre outros. Já em relação à metodologia extensionista, foi aproveitado uma enquete de sondagem de opinião do Centro Acadêmico de Filosofia para pensar quais ações deveriam ser desenvolvidas no curso. Assim, percebeu-se que um dos grandes problemas dos estudantes da Filosofia da UFT estava voltado para questões de escrita acadêmica. A partir disso, foram realizadas palestras, oficinas e a produção de material didático para auxiliar os estudantes dentro desta área sensível em sua formação.

Biografia do Autor

Leandro Ferreira da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Mestrando em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos (UFT/ESMAT), Especialização em educação pela Faculdade Educacional da Lapa e Especialização em Gestão e Auditoria na Administração Pública pela Faculdade ITOP. Graduado em Direito e Administração pela Universidade Federal do Tocantins, . É Analista Administrativo no Ministério Público do Tocantins tendo atuado como Diretor Administrativo e Coordenador de Patrimônio. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública e em docência no ensino técnico e tecnológico. Áreas de interesse gestão pública, excelência no serviço público, planejamento estratégico na administração pública, cidadania, direitos humanos.

Ana Cláudia Batista Cardoso, Universidade Federal do Tocantins

Mestranda em Comunicação e Sociedade pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação e Sociedade da Universidade Federal do Tocantins. PPGCOM-UFT Especialista em Direito Público com ênfase em Constitucional, Administrativo e Tributário. Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Tocantins (2016) Graduada em Direito pela Faculdade Serra do Carmo (2016). . Atualmente é Servidora Federal atuando como assistente administrativo da Universidade Federal do Tocantins.

Abraão Mittelstad Souza, Universidade Federal do Tocantins

Foi monitor de Inovação Pedagógica do curso de Filosofia e agora é professor residente do Programa de Residência Pedagógica.

Downloads

Publicado

2024-03-30

Como Citar

Soares das Chagas, J., Ferreira da Silva, L., Batista Cardoso, A. C., & Mittelstad Souza, A. (2024). EXPERIÊNCIA E MÉTODO: UM PROJETO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CURSO DE FILOSOFIA DA UFT: TEACHING, RESEARCH AND EXTENSION PROJECT OF THE UFT PHILOSOPHY COURSE. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 11(2). https://doi.org/10.20873/piip_16991