Ciência e produção do conhecimento contemporâneo na perspectiva da criatividade

Autores/as

  • Maria José de Pinho UFT - Universidade Federal do Tocantins
  • Kênia Paulino de Queiroz Souza UFT - Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2014v1n1p149

Palabras clave:

Paradigmas. Criatividade. Transdisciplinaridade.

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar a visão de ciência e produção de conhecimento na modernidade e sua transição para a contemporaneidade na acepção de uma educação pautada na criatividade que valoriza os diversos saberes. Esta reflexão é de caráter bibliográfica com a abordagem qualitativa. Sua fundamentação teórica traz a percepção dos conceitos de paradigma tradicional no contexto da ciência moderna e o paradigma emergente na atualidade com uma visão transdisciplinar e criativa contemplando o todo da vida, a partir do fazer pedagógico, enquanto produção do conhecimento. É perceptível que a contemporaneidade na ótica da criatividade com a perspectiva transformadora tem buscado a religação dos saberes que envolve todos os espaços da humanidade valorizando a imaginação, originalidade, flexibilidade, o pensar, sentir e o aprender dentro dos aspectos que engloba a completude da vida no planeta.

Palavras-chaves: Paradigmas. Criatividade. Transdisciplinaridade.

ABSTRACT This article aims to analyze the vision of science and knowledge production in its transition to modernity and contemporaneity within the meaning of an education based on creativity that values diverse knowledge. This reflection is a bibliographical character with a qualitative approach. Its theoretical foundation brings the realization of the concepts of the traditional paradigm in the context of modern science and the emerging paradigm today with a creative vision and interdisciplinary contemplating the whole of life, from the pedagogical, while production of knowledge. It is noticeable that in the contemporary perspective of creativity to transforming perspective has sought reconnection of knowledge that involves all areas of humanity valuing imagination, originality, flexibility, thinking, feeling and learning within the aspects encompassing the wholeness of life on the planet.

Keywords: Paradigms. Creativity. Transdisciplinary.

Biografía del autor/a

Maria José de Pinho, UFT - Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em História e graduação em Pedagogia. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e Doutorado em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). É professora Associado e Bolsista Produtividade do CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, política educacional, profissionalização docente, avaliação institucional, Seminário de Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso. É professora no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Ensino de Língua e Literatura. Leciona no mestrado e doutorado as disciplinas: Metodologia de Pesquisa em Estudos Interdisciplinares; Interdisciplinaridade e Formação Docente. Também é professora no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação a partir de 2012. Leciona no mestrado a disciplina: Teoria da Educação e Docência universitária. É membro da Rede Internacional de Escolas Criativas: construindo a escola do século XXI (RIEC Coord. UB/Espanha). Orienta mestrado e doutorado sobre formação de professores; práticas educativas e política educacional. Na graduação no Curso de Comunicação Social trabalha com as disciplinas Seminário de Pesquisa; Trabalho de Conclusão de Curso e Estudos contemporâneos. Desenvolve pesquisa sobre escolas criativas; educação e formação de professor. Tem livro e capítulos de livros publicados versando sobre o tema Formação de Professor.

Kênia Paulino de Queiroz Souza, UFT - Universidade Federal do Tocantins

Graduada em PEDAGOGIA pela Fundação Educacional de Paraíso do Tocantins-FECIPAR (2004) e Especializações em Supervisão e Orientação Educacional pela Faculdade JK-Brasília DF (2007) e Educação Infantil e Séries Iniciais pela Faculdade João Calvino (2013). Atualmente mestranda em Educação pela UFT (2014) e qualificou em 01/2016. Ministrou aula nos cursos de: Gestão, Orientação e Supervisão Escolar, e de Educação Infantil e Séries Iniciais da Pós-graduação do INSTITUTO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E ENSINO SUPERIOR - INAPES (2012). Atuou em sala de aula nos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental (2011). Coordenou os Anos Finais do Ensino Fundamental na Escola Estadual Deusa Moraes (2013). Atualmente é membro do grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras.

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Publicado

2015-01-14

Cómo citar

Pinho, M. J. de, & Souza, K. P. de Q. (2015). Ciência e produção do conhecimento contemporâneo na perspectiva da criatividade. DESAFIOS, 1(1), 149–163. https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2014v1n1p149

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