METODOLOGIA LÚDICA E INTERATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA: IMPACTO NA COMPREENSÃO DA FIXAÇÃO BIOLÓGICA DE NITROGÊNIO POR ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

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DOI:

https://doi.org/10.20873/2024_EEQ_7

Resumo

A Fixação Biológica de Nitrogênio é fundamental para a vida e envolve conceitos complexos de biologia, ecologia e química, exigindo metodologias de ensino que facilitem o aprendizado. Em um trabalho realizado com alunos do 1º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Odolfo Soares, em Ponte Alta do Tocantins – TO, o ensino foi dividido em três etapas: apresentação teórica, aula prática interativa e avaliação. Na prática, atividades lúdicas foram usadas para simular a transformação do nitrogênio não assimilável pelas plantas (N₂) em uma forma assimilável (NH₃), promovendo compreensão. Materiais como folhas A4, giz de cera, sacos plásticos, bicarbonato e corante foram utilizados para criar representações visuais dos elementos e simular uma reação química. A avaliação, por questionários, revelou que a metodologia prática e interativa facilitou o aprendizado, estimulando curiosidade, criatividade e senso crítico. Além disso, promoveu habilidades de colaboração, comunicação e trabalho em equipe entre os alunos.

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

Figueredo Benício, L. P., Dos Santos Resplandes Gouvêa, G. R., Nicacio Sousa, I. R., Viana Da Silva, D., Sousa Costa, J., & Scapin, E. (2024). METODOLOGIA LÚDICA E INTERATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA: IMPACTO NA COMPREENSÃO DA FIXAÇÃO BIOLÓGICA DE NITROGÊNIO POR ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO . DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 11(9). https://doi.org/10.20873/2024_EEQ_7

Edição

Seção

Dossiê: Estratégias para o Ensino de Química

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