METODOLOGIA LÚDICA E INTERATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA: IMPACTO NA COMPREENSÃO DA FIXAÇÃO BIOLÓGICA DE NITROGÊNIO POR ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.20873/2024_EEQ_7Resumo
A Fixação Biológica de Nitrogênio é fundamental para a vida e envolve conceitos complexos de biologia, ecologia e química, exigindo metodologias de ensino que facilitem o aprendizado. Em um trabalho realizado com alunos do 1º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Odolfo Soares, em Ponte Alta do Tocantins – TO, o ensino foi dividido em três etapas: apresentação teórica, aula prática interativa e avaliação. Na prática, atividades lúdicas foram usadas para simular a transformação do nitrogênio não assimilável pelas plantas (N₂) em uma forma assimilável (NH₃), promovendo compreensão. Materiais como folhas A4, giz de cera, sacos plásticos, bicarbonato e corante foram utilizados para criar representações visuais dos elementos e simular uma reação química. A avaliação, por questionários, revelou que a metodologia prática e interativa facilitou o aprendizado, estimulando curiosidade, criatividade e senso crítico. Além disso, promoveu habilidades de colaboração, comunicação e trabalho em equipe entre os alunos.
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Copyright (c) 2024 Luíz Paulo Figueredo Benício, Giani Raquel Dos Santos Resplandes Gouvêa, Iraneide Rafaela Nicacio Sousa, Dirsomar Viana Da Silva, Jônatas Sousa Costa, Elisandra Scapin

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