Revoluções científicas e transdisciplinaridade
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2014v1n1p164Palavras-chave:
modernidade, paradigmas, transdisciplinaridadeResumo
A transdisciplinaridade se baseia nos níveis diferentes de realidade, nas teorias da complexidade e do terceiro incluído, e tem buscado superar as fronteiras entre as disciplinas, elaborando um ferramental que se conecte com sistemas complexos de conhecimento. Por ser a razão ocidental o paradigma no qual as ciências se desenvolveram, as adaptações foram feitas ao longo dos últimos séculos, enquanto o desajuste era tolerável. Mas nas últimas décadas elas destoaram irreversivelmente da cultura ambiental e a tensão tem se tornado tangível.
Palavras-chave: modernidade, paradigmas, transdisciplinaridade
ABSTRACT
Transdisciplinarity is based on different levels of reality, in theories of complexity and of the third included, and has strived to exceed the boundaries between disciplines, developing a tool that connects with complex knowledge systems. To be the reason Western the paradigm in which the sciences have developed, adjustments have been made over the last few centuries, while the misfit was tolerable. But in the last decades they clashes irreversibly of environmental culture and the stress has become tangible.
Keywords: modernity, paradigms, transdisciplinarity
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.