PENSAMENTO COMPLEXO E EDUCAÇÃO

ORIGENS E CAMINHOS PARA O CONHECIMENTO

Autores

  • Roger Trindade Pereira Universidade Federal do Tocantins
  • Maria José de Pinho Universidade Federal do Tocantins
  • Ilda Neta Silva de Almeida Faculdade ITOP

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.23593652201961p75

Resumo

O artigo objetiva conhecer o contexto histórico e o teórico-conceitual da Teoria da Complexidade. Mais especificamente, investiga os entrelaçamentos paradigmáticos, a incompletude e a inteligibilidade do conhecimento de complexidade moriniano e sua relação com a educação. A metodologia possui o caráter exploratório de abordagem qualitativa por meio de pesquisa do tipo teórico-bibliográfica. A discussão privilegia o movimento dialógico de integralização de epistemologias e saberes ligados aos princípios da dialogicidade (FREIRE, 2005); da reflexibilidade coletiva e múltipla (BECK, 2003); da demodiversidade (SANTOS, 2016); e, da inteligibilidade (MORIN, 2002). Os resultados indicam que a teoria da complexidade não nega os limites e as possibilidades da epistemologia da ciência clássica, mas a incorpora a sua inteligibilidade complexa. Destaca-se que a educação, no pensamento complexo moriniano, vislumbra no horizonte a formação de um sujeito conhecedor de sua situação de cidadão planetário preparado para exercer uma autonomia complexa, a consciência reflexiva e os efeitos da globalização. Assim, aponta-se que, na ótica da complexidade, a contemporaneidade demanda uma nova abertura cognitiva, uma revolução mental capaz de se constituir em mais do que teorias pedagógicas, deslocando-se da perspectiva individual, normativa e prescritiva para o reaprender a pensar por meio dos saberes metacognitivos e de uma inteligibilidade coletiva.

Biografia do Autor

Roger Trindade Pereira, Universidade Federal do Tocantins

Mestrando em Educação (PPGE/UFT). Especialização em Docência do Ensino Superior (ITOP). Licenciatura em Pedagogia (UFT).

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em História e graduação em Pedagogia. Mestrado em Educação pela Universidade
Federal de Pernambuco; Doutorado em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Algarve (Portugal).
Professora da Universidade Federal do Tocantins – UFT e do Programa de Pós-Graduação em
Letras Mestrado em Ensino de Língua e Literatura e Programa de Pós Graduação em Educação.

Ilda Neta Silva de Almeida, Faculdade ITOP

Graduada em Pedagogia pelo Instituto Aphonsiano de Ensino Superior (IAESup). Especialização em Docência Universitária pela Faculdade Araguaia. Especialização em Sociologia e Educação (IAESup). Mestranda em Educação (UFT). Professora celetista do curso de Pedagogia da Faculdade ITOP.

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Publicado

2019-03-30

Como Citar

Pereira, R. T., Pinho, M. J. de, & Almeida, I. N. S. de. (2019). PENSAMENTO COMPLEXO E EDUCAÇÃO: ORIGENS E CAMINHOS PARA O CONHECIMENTO. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 6(1), 75–86. https://doi.org/10.20873/uft.23593652201961p75

Edição

Seção

Artigos