PROFESSOR DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: CAMINHOS E EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Mac David da Silva Pinto Universidade Federal do Tocantins https://orcid.org/0000-0003-3492-2567
  • Michelle Gomes de Oliveira Colégio Estadual Marechal Arthur da Costa e Silva, Porto Nacional - TO, Brasil.
  • Taynara Pereira de Sousa Colégio Estadual Irmã Aspásia, Porto Nacional - TO, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3083-8907

DOI:

https://doi.org/10.20873/RP2023_2%20%20

Resumo

Na história recente da sociedade mundial, a pandemia causada pelo coronavírus foi um dos maiores desafios da última década. O isolamento social interrompeu abruptamente as atividades cotidianas, especialmente nas instituições de ensino. Em meio a esta situação, tem-se início às atividades do Programa de Residência Pedagógica em todo o território nacional. Este estudo apresenta um relato de experiência desenvolvida pelo RP do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFT, campus de Porto Nacional. As atividades foram organizadas em três módulos semestrais e realizada em encontros virtuais e presenciais a partir de estudos individuais, seminários temáticos, troca de experiencias e vivência didática. O programa buscou uma formação crítico-reflexiva dos residentes e preceptores tornando-os capazes de enfrentar os desafios da docência apoiados no desenvolvimento multidimensional. Ao longo de sua trajetória, o RP fomentou a autonomia e criatividade dos residentes, amparados por momentos de reflexão e debate sobre formação da identidade docente e em estratégias metodologias contemporâneas para o ensino de Ciências e Biologia. A trajetória pedagógica do RP estimulou o desenvolvimento de habilidades complexas com intuito de superar paradigmas tradicionais de aprendizagem fazendo-os vivenciar os deveres e dilemas da profissão, sobretudo diante da situação desfavorável provocada pela pandemia.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

Pinto, M. D. da S., Oliveira, M. G. de, & Sousa, T. P. de. (2023). PROFESSOR DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: CAMINHOS E EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 10(Especial 3). https://doi.org/10.20873/RP2023_2