PROFESSOR DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: CAMINHOS E EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.20873/RP2023_2%20%20Resumo
Na história recente da sociedade mundial, a pandemia causada pelo coronavírus foi um dos maiores desafios da última década. O isolamento social interrompeu abruptamente as atividades cotidianas, especialmente nas instituições de ensino. Em meio a esta situação, tem-se início às atividades do Programa de Residência Pedagógica em todo o território nacional. Este estudo apresenta um relato de experiência desenvolvida pelo RP do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFT, campus de Porto Nacional. As atividades foram organizadas em três módulos semestrais e realizada em encontros virtuais e presenciais a partir de estudos individuais, seminários temáticos, troca de experiencias e vivência didática. O programa buscou uma formação crítico-reflexiva dos residentes e preceptores tornando-os capazes de enfrentar os desafios da docência apoiados no desenvolvimento multidimensional. Ao longo de sua trajetória, o RP fomentou a autonomia e criatividade dos residentes, amparados por momentos de reflexão e debate sobre formação da identidade docente e em estratégias metodologias contemporâneas para o ensino de Ciências e Biologia. A trajetória pedagógica do RP estimulou o desenvolvimento de habilidades complexas com intuito de superar paradigmas tradicionais de aprendizagem fazendo-os vivenciar os deveres e dilemas da profissão, sobretudo diante da situação desfavorável provocada pela pandemia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Mac David da Silva Pinto, Michelle, Taynara
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.