Ações pedagógicas transdisciplinares desenvolvidas no Colégio Logosófico de Goiânia

Autores

  • João Henrique Suanno Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2014v1n1p174

Palavras-chave:

transdisciplinaridade, ação pedagógica, escola criativa

Resumo

Esta pesquisa em estágio pós-doutoral tem como tema as ações e estratégias pedagógicas transdisciplinares que são desenvolvidas no Colégio Logosófico de Goiânia. A partir do momento em que esta escola não tem como pressuposto básico a teoria da transdisciplinaridade, torna-se interessante a investigação pelo fato de que as ações e estratégias pedagógicas utilizadas, tendo como base a Pedagogia Logosófica, fundamentada na Logosofia, preconizada pelo filósofo argentino Carlos Eduardo González Pecotche, são compatíveis com esta teoria, expressa nas ações docentes e das gestoras do colégio, e nas ações estratégicas, presentes no planejamento realizado, em conjunto, e no dia a dia com os alunos. As aportacões teóricas se baseiam em Moraes (1997, 2004, 2008), Pecotche (2008), Ausubel (1982), Morin (2007a), M.V.R.Suanno (2013, 2014), Torre & Violant (2006a) e J.H.Suanno (2013 e 2014). O objetivo está em identificar as ações pedagógicas e atitudes transdisciplinares construídas pelos docentes do Colégio Logosófico de Goiânia que contribuem para o desenvolvimento dos alunos como indivíduos que possuem responsabilidade humana, social e ambiental. Este objetivo tem origem na necessidade de conhecer as ações pedagógicas transdisciplinares desenvolvidas no Colégio Logosófico de Goiânia.

Palavras-Chave: transdisciplinaridade, ação pedagógica, escola criativa

ABSTRACT

This research on post-doctoral training is themed actions and transdisciplinary teaching strategies that are developed in the College Logosophical of Goiânia. From the moment that this school does not have the basic presupposition of the theory of transdisciplinarity, it is interesting to research by the fact that the actions and used teaching strategies, based on the Logosophical Pedagogy, based on Logosophy recommended by the Argentine philosopher Carlos Eduardo González Pecotche are compatible with this theory, expressed in the actions of teachers and the school management, and strategic shares present in the planning done together and on a daily basis with students. The theoretical contribution is based on Moraes (1997, 2004, 2008), Pecotche (2008), Ausubel (1982); Morin (2007a), MVRSuanno (2013, 2014), & Violant tower (2006a) and JHSuanno (2013, 2014). The goal is to identify the pedagogical actions and transdisciplinary attitudes built by Logosophical College faculty in Goiânia that contribute to the development of students as individuals with human, social and environmental responsibility. This goal stems from the need to know the disciplinary pedagogical actions developed in the College Logosophical of Goiânia.

Keywords: transdisciplinarity, pedagogical action, creative school

Biografia do Autor

João Henrique Suanno, Universidade Estadual de Goiás

Pós-Doutor em Educação (2014), pela Universidade de Barcelona-Espanha. Doutor em Educação (2013), pela Universidade Católica de Brasília/DF. Mestre em Educação (2006), pela Universidad de la Habana/PUC-GO. Psicopedagogo (1994), pela PUC-GO. Psicólogo (1991/1), pela PUC-GO. Membro do Grupo de pesquisa ECOTRANSD: Ecologia dos Saberes, Transdisciplinaridade e Educação, coordenado pela profa. Dra. Maria Cândida Moraes - UCB/DF. Pesquisador colaborador no projeto Docência Transdisciplinar: a complexidade de uma prática a ser construída a partir de cenários e redes de aprendizagem integrada e ecoformadora. Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC UB e RIEC Brasil. Organização de eventos nacionais e internacionais, com participação e publicação de trabalhos, artigos e capítulos de livros no Brasil (Goiás, Ceará, Santa Catarina, Paraná, Brasília, Bahia, Mato Grosso do Sul), Espanha, Costa Rica e Cuba. Membro organizador dos IV, V e VI Fóruns Internacionais de Inovação e Criatividade na Educação, 2012-Espanha, 2013-Brasil e 2014-Espanha. Organizador do livro O Pensar Complexo na Educação: sustentabilidade, transdisciplinaridade e criatividade, junto com a profa. Dra. Maria Cândida Moraes, pela WAK Editora-2014. Organizador do livro Didática e Formação de Professores: complexidade e transdisciplinaridade, Editora Sulina-2013 e autor do Capítulo V ? O desenvolvimento da criatividade em um ambiente transdisciplinar de aprendizagens, do mesmo livro. Organizador do livro Formação de professores e interdisciplinaridade: diálogo investigativo em construção, com as Dras. Marilza Vanessa Rosa Suanno e Maria José de Pinho. Autor do Cap. XIII ? La Creatividad en la Educación Infantil: una mirada compleja e transdisciplinar e co-autor do Cap. XI ? Estrategias Creativas en la Formación Superior: relación entre creatividad y transdisciplinriedad, do livro Criatividad e Innovación: Enseñar con otra Conciencia, obra organizada pela Universidade de Barcelona/ES em homenagem ao título de Doutor Honoris Causa a Edgar Morin ? dez/2010. Professor efetivo titular da Universidade Estadual de Goiás ? UEG, desde o ano de 1996, dos cursos de Educação Física e Fisioterapia. Autor do projeto de especialização lato sensu em Docência Universitária do Câmpus ESEFFEGO da UEG em Goiânia e coordenador das sete turmas formadas. Coordenador Adjunto de Pesquisa, Extensão Universitária e Pós-Graduação do Câmpus ESEFFEGO-UEG, em Goiânia - Triênio 2004-2006. Professor, palestrante e conferencista nacional e internacional. Aborda temas sobre Docência e Ambiente Transdisciplinar de Aprendizagem, Criatividade e Educação, Escola Criativa, Desenvolvimento Humano, Psicopedagogia.

 

Referências

MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. Campinas, SP: Papirus, 1997.

______. Pensamento eco-sistêmico: educação, aprendizagem e cidadania no século XXI. Petrópolis: Vozes, 2004.

______; TORRE, Saturnino de la. Sentipensar: fundamentos e estratégias para reencantar a educação. Petrópolis – RJ: Vozes, 2004.

______. Ecologia dos saberes: complexidade, transdisciplinaridade e educação: novos fundamentos para iluminar novas práticas educacionais. São Paulo: Antakarana/WHH-Willis Harman House, 2008.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. Brasília, DF : UNESCO, 2000b.

______. Por uma reforma do pensamento. In: O pensar complexo: Edgar Morin e a crise da modernidade. NASCIMENTO, Elimar Pinheiro do; PENA-VEJA, Alfredo (Orgs.). 3. ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2001.

______. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003a.

NICOLESCU, Basarab. Manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: TRIOM, 1999.

______. Educação e transdisciplinaridade. Brasília: UNESCO, 2001.

PECOTCHE, Carlos Bernardo González. Curso de Iniciação Logosófica. São Paulo: Editora Logosófica, 2008.

PUJOL MAURA, Marìa Antónia, RAJADELL, Núria e SUANNO, Marilza Vanessa Rosa.

(Orgs.) Didáctica y Formación – uma mirada transdisciplinar. Madrid: Círculo Rojo – Docencia, 2013.

______, TORRE, Saturnino de la. Creatividad e Innovación – enseñar y investigar com otra conciencia. Barcelona: Editorial Universitas, 2010.

SUANNO, João Henrique Suanno. Escola Criativa e Práticas Pedagógicas Transdisciplinares e ecoformadoras. Tese de Doutorado em Educação, pela Universidade Católica de Brasília – UCB, sob orientação da Profa. Dra. Maria Cândida Moraes, defendida em 09-05-2013.

SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Outra finalidade para a educação: emerge uma didática complexa e transdisciplinar. In: ZWIEREWICZ, Marlene. Criatividade e inovação no ensino superior: experiências latino-americanas e europeias em foco. Blumenau: Nova Letra, 2013. p.

SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Em busca da compreensão do conceito de transdisciplinaridade. In: MORAES, Maria Cândida e SUANNO, João Henrique. (Org.). O pensar complexo na educação - sustentabilidade, transdisciplinaridade e criatividade. 1ed. São Paulo: WAK, 2014. p. 99-126.

Publicado

2015-01-14

Como Citar

Suanno, J. H. (2015). Ações pedagógicas transdisciplinares desenvolvidas no Colégio Logosófico de Goiânia. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 1(1), 174–187. https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2014v1n1p174

Edição

Seção

Artigos