REDAÇÃO PUBLICITÁRIA E O COMERCIAL “HITLER” DA FOLHA DE S. PAULO
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2018v5n3p134Resumo
A redação publicitária no processo criativo da propaganda é parte fundamental para o sucesso da comunicação em relação ao público alvo que se deseja atingir. Fazer com que o texto publicitário seja percebido por um longo espaço de tempo exige uma combinação de técnica, experiência e criatividade. O comercial “Hitler”, criado em 1987 para o cliente Folha de S. Paulo, pela agência de publicidade W/GGK, chegou a milhares de telespectadores através da TV aberta com uma mensagem de impacto, sendo lembrado por muitos até os dias de hoje. Essa é uma das consequências da propaganda: marcar época e ser forte expressão cultural na sociedade em que está inserida.
Referências
CARRASCOZA, João A. A evolução do texto publicitário: a associação de palavras como elemento de sedução na publicidade. São Paulo: FUTURA, 1999.
CARVALHO, Nelly de. Publicidade: a linguagem da sedução. São Paulo: EDITORA ÁTICA S.A, 1996.
GABRIELLI, Lourdes; HOFF, Tânia. Redação Publicitária para cursos de comunicação, publicidade e propaganda. 9 Reimpressão. São Paulo: Elsevier Editora, 2004.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
MARTINS, Jorge S. Redação Publicitária: teoria e prática. São Paulo: ATLAS, 1997
MARTINS, Zeca. Redação Publicitária: a prática na prática. 1. ed. São Paulo: ATLAS, 2003.
OLIVEIRA, Ana Tereza Pinto de. Manual Compacto de Redação e Estilo. São Paulo: 1994.
SANTAELLA, Lúcia. Comunicação e Pesquisa Projetos para Mestrado e Doutorado. 1. ed. São Paulo: Hacker Editores, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.