A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA CONTINUADA E AS INFLUÊNCIAS DE PARADIGMAS INOVADORES
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_jul_20670Resumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a relevância da formação pedagógica docente, as contribuições do paradigma conservador e do paradigma da complexidade na formação contínua dos/as professores/as. Os processos formativos são essenciais para o desenvolvimento pessoal, profissional, social, político e cultural, todavia os paradigmas da educação na formação de educadores/as podem ser apresentados como conservador (treinos/capacitações) e inovador (complexidade). Neste último, sugere a formação continuada e integrada, proporcionado desenvolvimento profissional docente. Nossa metodologia e analise é de cunho qualitativo, ancorada em autores/as simpatizantes com a temática de formação contínua e emancipatória, como Freire (1996), Behrens (2007) e Bessa (2008). Assim, os resultados mostram que os processos formativos precisam ser desvencilhados dos moldes conservadores, de ações que apequenam a capacidade docente de encontrar novos saberes como receitas prontas, treinos programados e eventos de reciclagens de ensino. Tais propostas conservadoras não abarcam mais as exigências contemporâneas, pois entende-se que os paradigmas inovadores favorecem caminhos para uma educação de qualidade, proporcionando práticas pedagógicas que se aproximem da realidade escolar, unindo teorias, práticas e pessoas, envolvendo e integrando saberes, ações pedagógicas que podem estimular o pensar, o refletir e o agir político, social e crítico.
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