COSMOLOGIZANDO A UNIVERSIDADE:
CONTRANARRATIVAS E COSMOLOGIAS EM UM ENCONTRO DE SABERES NA PÓS-GRADUAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.20873/COSMOPOSLPalavras-chave:
Povos Indígenas, Povos Quilombolas, Contranarrativas, Cosmologia, Pós-graduaçãoResumo
O presente trabalho apresenta um relato etnográfico da conferência de encerramento do evento de ensino, pesquisa e extensão, “Narrativas do Cerrado: comunicação, cultura e sustentabilidade” (2023), organizado pelo PPGCOM-UFT. A conferência, intitulada “Povos Originários e Tradicionais: os guardiões do cerrado”, contou com a participação como conferencistas de duas destacadas lideranças dos povos indígenas e quilombolas, Narubia Werreria e Ana Mumbuca. Analisamos as críticas contra-coloniais expressas pelas palestrantes, explorando seus cantos e discursos à luz dos conceitos de cosmologia e contranarrativa.
Referências
AZOULAY, Ariella Aisha. História Potencial: desaprender o imperialismo. São Parulo: Editora Ubu, 2024.
Berra, Julia Cristina de Almeida. As pinturas rupestres pré-históricas de contorno aberto na Serra do Lajeado-TO: similaridades e diversidades com as pinturas de contorno aberto no Parque Nacional Serra da Capivara. Dissertação de Mestrado. Recife: PPGARQ/UFPE, 2015.
DEMARCHI, André. Contranarrativas indígenas: vulnerabilidades e resistências. In: MIRANDA, Cynthia Mara et al. Vulnerabilidades, narrativas, identidades. Belo Horizonte: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG, 2020. p. 45-67.
GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.
HAN, Byung-Chul. O Desaparecimento dos Rituais: Uma Topologia do Presente. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020.
KRENAK, Ailton. O eterno retorno do encontro. In: NOVAES, Adauto (Org.). A Outra Margem do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
MELO, Letícia. Uma guerreira do povo das águas: contranarrativas de Narubia Werreria nas redes sociais. (Dissertação de Mestrado). Mestrado em Comunicação e Sociedade. Palmas: PPGCOM-UFT, 2024.
DE OLIVEIRA, Luciana; SALGADO, Tiago Barcelos Pereira. Comunicação intermundos: entre a violência e a re-existência, quem fala?. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, v. 22, n. 42, 2023.
RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala?. Belo Horizonte: Letramento, 2017.
SAHLINS, Marshall. O" pessimismo sentimental" e a experiência etnográfica: por que a cultura não é um" objeto" em via de extinção (parte I). Mana, v. 3, p. 41-73, 1997.
SANTOS, Antônio Bispo dos. Colonização, quilombos: modos e significações. Brasília: INCTI/UnB, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Capim Dourado: Diálogos em Extensão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.