A PRESENÇA DE ESTUDANTES INDÍGENAS NA UNIVERSIDADE A PARTIR DE POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS: uma reflexão sobre o PIMI
Resumo
Este trabalho tem como principal objetivo promover uma reflexão sobre as relações interétnicas entre estudantes indígenas e não-indígenas no universo acadêmico, ou seja, abordar essa temática no nosso cotidiano. A partir das ações afirmativas buscamos discutir os benefícios que o Programa Institucional de Monitoria Indígena - PIMI trouxe para a permanência dos estudantes indígenas dos cursos de Licenciatura em História e Letras, do Campus de Porto Nacional, da Universidade Federal do Tocantins – UFT.
PALAVRAS-CHAVE: Relações Interétnicas; Ações Afirmativas; PIMI.
ABSTRACT
This work has as main objective to promote a reflection on the interethnic relations between indigenous and non-indigenous students in the academic universe, that is, to approach this theme in our daily life. From the affirmative actions, we sought to discuss the benefits that the Institutional Monitoring of Indigenous Program (PIMI) brought to the permanence of the indigenous students of the undergraduate courses in History and Literature of the Campus of Porto Nacional, Federal University of Tocantins - UFT.
KEYWORDS: Interethnic Relations; Affirmative Actions; PIMI. RESUMEN
Este trabajo tiene como principal objetivo promover una reflexión sobre las relaciones interétnicas entre estudiantes indígenas y no indígenas en el universo académico, o sea, abordar esa temática en nuestro cotidiano. A partir de las acciones afirmativas buscamos discutir los beneficios que el Programa Institucional de Monitoreo Indígena - PIMI trajo para la permanencia de los estudiantes indígenas de los cursos de Licenciatura en Historia y Letras, del Campus de Porto Nacional, de la Universidad Federal de Tocantins - UFT.
PALABRAS CLAVE: Relaciones Interétnicas; Acciones Afirmativas; PIMI.
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