ACERVO POVOS INDÍGENAS NO TOCANTINS: ENTRE MEMÓRIAS E NOVAS EXPERIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.20873/POVMEMOPalavras-chave:
Exposição itinerante, Amazônia, Cultura Material., Acervo Indígena, CuradoriaResumo
Este artigo apresenta o desenvolvimento das fases de Curadoria e Exposição itinerante de patrimônio cultural material de povos originários. A organização da ação fez uso da metodologia presente na certificação avançada do curso Saber Museu do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM. O processo de seleção do material para o encontro com o público visitado, considerou os objetos constituintes distantes de seu cotidiano (RIBEIRO, 1997), do passado ou presente, causando a vivência de um novo significado, uma vez que objeto exposto em um espaço que interage com um novo sistema gera uma composição nova (CUNHA, 2010; DAVALLON, 2010; FLOREZ; SCHEINER, 2012). O resultado final registrou um total de 5 exposições em 3 cidades tocantinenses com um alcance de público aproximado à 600 pessoas de faixas etárias diferentes e perfil variado.
Referências
ABREU, R. Museus etnográficos e práticas de colecionamento: antropofagia dos sentidos. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 31: 101-125. 2005.
RIBEIRO, Berta G. Dicionário do artesanato indígena. São Paulo: EDUSP, 1988.
BRASIL. Ministério da Cultura. Bases para a Política Nacional de Museus: Memória e Cidadania. Brasília: Minc, 2003.
CUNHA, Marcelo Bernardo. A Exposição Museológica Como Estratégia Comunicacional: o tratamento museológico da herança patrimonial. Revista Magistro v. 1, n. 1, p. 109–120 , 2010.
DAVALLON, Jean. Comunicação e Sociedade: para pensar a concepção da exposição. In: MAGALHÃES, Ana Montenegro; BEZERRA, Rafael Zsmorano; BENCHRETRIT, Sarah Fassa (Orgs.). Museus e Comunicação: exposições como objeto de estudo. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2010.
FLOREZ, Lilian Mariela Suescun; SCHEINER, Tereza Cristina Moletta. O exercício de expor nos museus, uma constante prática da experimentação. 2012, Rio de Janeiro: [s.n.], 2012.
SILVA, F. A; GORDON, C. Museu, Identidades e Patrimônio Cultural. Rev. do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, Suplemento 7, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Capim Dourado: Diálogos em Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.