PROJETO “EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIDADANIA” NO MUNICÍPIO DE PALESTINA DE GOIÁS-GO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Magbis Almeida Mendes de Jesus Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
  • Maria Gláucia Dourado Furquim Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) https://orcid.org/0000-0001-7823-9546
  • José Carlos de Sousa Júnior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
  • Juliano de Caldas Rabelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) https://orcid.org/0000-0003-3741-4488
  • Daniela Cabral de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)

DOI:

https://doi.org/10.20873/EDUAMB

Palavras-chave:

Extensão universitária, Resíduos sólidos urbanos, Sustentabilidade

Resumo

O presente relato de experiência descreve as ações inerentes ao projeto socioambiental intitulado “EducAÇÃO ambiental e cidadania” desenvolvido no município de Palestina de Goiás, em Goiás, com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Para tanto, adotou-se como procedimento metodológico uma abordagem descritiva, por meio de um estudo de caso único, compreendendo, portanto, em estudo de natureza qualitativa. O projeto contempla diferentes iniciativas com vistas a promover o descarte correto dos resíduos sólidos urbanos através da instalação de pontos de entrega voluntária em locais estratégicos da cidade e ações de educação ambiental. Sendo portanto, um instrumento para demonstrar que é cabível a todos a adoção de práticas ambientalmente sustentáveis.

Biografia do Autor

Magbis Almeida Mendes de Jesus, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)

Graduando em Tecnologia em Agronegócio pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Iporá

Maria Gláucia Dourado Furquim, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)

Graduada em Administração com habilitação em Agronegócio pela Universidade Estadual de Goiás - UEG . Especialista em Auditoria e Perícia Ambiental pela Universidade de Rio Verde - UniRV e possui MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade Estadual de Goiás - UEG . Mestre e Doutora em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Atualmente é Professora Efetiva em Regime de Dedicação Exclusiva no IF Goiano - Instituto Federal Goiano Campus Iporá-GO, atuando nos Cursos de Agronomia, Tecnologia em Agronegócio, Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, Técnico em Secretariado e Técnico em Administração Institucional Ead. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégias Gerenciais, Gestão de Pessoas e Sustentabilidade.

José Carlos de Sousa Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)

Graduado em Administração - Habilitação em Agronegócios, pela Universidade Estadual de Goiás - UEG (2006). Técnico em Contabilidade pelo Instituto Federal Goiano - IF Goiano (2008) ; Especialista em Marketing e Gestão Estratégica pela Universidade Cândido Mendes - UCAM (2014). Mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável, pela Universidade Estadual de Goiás - UEG (2021). Atualmente é Professor Efetivo em Regime de Dedicação Exclusiva no IF Goiano - Instituto Federal Goiano Campus Iporá-GO, atuando nos Cursos de Agronomia, Tecnologia em Agronegócio, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Técnico em Administração Institucional Modalidade EaD.

Juliano de Caldas Rabelo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)

Possui graduação em Administração com Habilitação Rural pela Faculdade de Ciências e Educação de Rubiataba (2005),mestrado em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Anápolis (2012) e discente do programa de pós-graduação nível doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade pela Rede Pró-Centro-Oeste. Exerce o cargo de professor do ensino básico, técnico e tecnológico no Instituto Federal Goiano campus Iporá-Goiás. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: plano de negocio, Administração Rural, Logística no Agronegócio, Gestão da Qualidade e Certificações, Gestão Ambiental, Sistema de Informações Gerenciais no Agronegócio e Administração Financeira.

Daniela Cabral de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)

Possui graduação em SISTEMA DE INFORMAÇÃO pela Universidade Estadual de Goiás (2006), MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade Estadual de Goiás (2012), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2017) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2019). Pós doutorado em Engenharia Mecânica na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Campus Ilha Solteira (2020). Pós doutorado em Tecnologia de Alimentos no Instituto Federal Goiano Campus Rio Verde. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em ciência da computação, atuando principalmente nos seguintes temas: inteligência artificial, aprendizado de máquina, algoritmos imunológicos artificiais (Algoritmos de Seleção Negativa e Seleção Clonal). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Sisplexos - Grupo de Sistemas Complexos Linha de Pesquisa Inteligência Computacional da instituição Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atua como Pesquisadora no CEAGRE (Centro de Excelência em Agro Exponencial) no Instituto Federal Goiano Campus Rio Verde.

Referências

FILIPAK, A.; STEFANELLO, S.; OKADA, J. M.; HUNZICKER, M. H.; SANTOS, D. V. D. dos. O motor é a gente mesmo: cuidado em saúde dos trabalhadores da reciclagem. Interface (Botucatu). 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/Interface.190472

MÜLLER, L. N. P. e S.; ARRUDA, J. B. F.; ALCANTARA, R. L.C.; PEREIRA, R. L. Uma análise multicritério de alternativas para o tratamento de resíduos sólidos urbanos do município de Juazeiro do Norte no Ceará. Engenharia Sanitária e Ambiental [online]. 2021, v. 26, n. 1, pp. 159-170. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-415220190143>.

NARCIZO, K. R. dos S. Uma análise sobre a importância de trabalhar Educação Ambientalnas escolas. Revista Eletrônica Mestrado em Educação Ambiental, v. 22, janeiro a julho de 2009.

SANCHETA, L. N.; CHAVES, G. L. D.; SIMAN, R. R. The use of system dynamics on urban solid waste management: a literature analysis. Gestão & Produção, 28(3), e5336, 2021. Disponível em: https://doi.org/101590/1806-9649-2021v28e5336

SIQUEIRA, B. B.; FARIAS, R. F.; SOUSA, G. M. P. de.; MARINHO, G. V.; STUCKERT, A. C. Análise preliminar do risco na atividade de coletores de resíduos urbanos em João Pessoa – PB. XXXVII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO “A Engenharia de Produção e as novas tecnologias produtivas: indústria 4.0, manufatura aditiva e outras abordagens avançadas de produção” Joinville, SC, Brasil, 10 a 13 de outubro de 2017.

VIDAL, D. B.; NOGUEIRA, M. T.; CAMPOS, T. S. Um caso de sucesso:

metodologias que potencializam a educação ambiental no ensino fundamental. Revbea, São Paulo, V.13, No 4: 66-78, 2018.

Downloads

Publicado

2024-06-28

Como Citar

Jesus, M. A. M. de, Furquim, M. G. D., Sousa Júnior, J. C. de, Rabelo, J. de C., & Oliveira, D. C. de. (2024). PROJETO “EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIDADANIA” NO MUNICÍPIO DE PALESTINA DE GOIÁS-GO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 7(1), 63–75. https://doi.org/10.20873/EDUAMB

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)