ENGAJAMENTO DISCENTE E DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE O CORPO HUMANO: VIVÊNCIAS EXTENSIONISTAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/ENGAJ

Palavras-chave:

Extensão Universitária

Resumo

A Universidade Federal do Tocantins - UFT, busca desenvolver suas atividades com objetivo de integração entre a universidade e a sociedade. Através de projetos de extensão da UFT, professores, alunos e sociedade ampliam a interação entre os saberes científicos e comunitários, democratizando o acesso ao conhecimento científico. O projeto de extensão universitária “Preparação de peças anatômicas: técnicas e aplicações” visa proporcionar o estudo prático sobre anatomia humana, tanto para alunos dos cursos da área de saúde quanto para a comunidade externa. Além de preparar as peças cadavéricas e aprimorar este material para estudo, o projeto permite que a comunidade utilize o Laboratório de Anatomia Humana da UFT-Palmas como espaço para aprendizado. O artigo apresentará brevemente as atividades realizadas por extensionistas do projeto , com objetivo de relatar os resultados do projeto de extensão para a comunidade e acadêmicos da UFT-Palmas.

 

PALAVRAS-CHAVE: Anatomia;  Educação em saúde;  Relações Comunidade-Instituição. 

Biografia do Autor

Kauanne dos Reis Lopes, Universidade Federal do Tocantins - UFT - Palmas

Academica de Enfermagem

Michele Cezimbra Perim, Universidade Federal do Tocantins - UFT - Palmas

Graduação em Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Tocantins (2002/2006). Especialização em Ciências da Saúde, com ênfase em Análises Clínicas, pela Faculdades Integradas do Jacarepaguá (2010/2011); Mestrado Profissional em Ciências da Saúde, pela Universidade Federal do Tocantins (2011/2013). Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia do Programa Bionorte (2014/2018). Desde 2008, Servidora Pública Federal, atuando como técnica do laboratório de anatomia e necropsia da Universidade Federal do Tocantins, campus Palmas. Coordenadora do Departamento de Gestão de Laboratórios da Saúde da UFT, Campus Palmas

Tainá de Abreu, Universidade Federal do Tocantins - UFT - Palmas

Professora efetiva da Universidade Federal do Tocantins (UFT), atuando na disciplina de Anatomia Humana dos cursos de Enfermagem e Nutrição. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás(2012), mestrado em Ciências Veterinárias (2013), com ênfase em morfologia pela Universidade Federal de Uberlândia e Doutorado em Biologia Animal, com ênfase em neurociência e comportamento pela Universidade de Brasilia (2017). Coordena o Museu de Morfologia da UFT e elaborou o primeiro Programa de Doação de Corpos e/ou órgãos do Estado do Tocantins.

Gabriela Ortega Coelho Thomazi, Universidade Federal do Tocantins - UFT - Palmas

Doutora em Ciências pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares da Universidade de São Paulo (IPEN/USP), mestre em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), graduada em Biomedicina pelo Centro Universitário Luterano de Palmas/TO (CEULP/ULBRA). Professora adjunta da Universidade Federal do Tocantins, onde ministra as disciplinas de Anatomia Sistêmica e Topográfica no curso de Medicina, orienta e coordena trabalhos de iniciação científica e de extensão universitária. Atualmente, faz parte da equipe do Museu de Morfologia da UFT, coordena o Laboratório de Anatomia Humana da UFT/Palmas e o Programa de Doação Voluntária de Corpos e Órgãos da UFT

Referências

BRASIL. Ministério da Educação – Parâmetros Curriculares Nacionais. Portal Mec.Gov, Brasília, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf. Acesso em 22 jan. 2023.

DEUS, Sandra Batista de. A extensão universitária e o futuro da universidade. Revista Espaço Pedagógico, 2018. v. 25, n. 3, p. 624-633. Disponível em: <https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/8567/114114235>. Acesso em: 19 jul. 2023.

FERNANDES, Carla Montuari et al. A rede de desinformação e a saúde em risco: uma análise das fake news contidas em “As 10 razões pelas quais você não deve vacinar seu filho”. RECIIS – Rev. Eletronica Comunicação Informação Inovação e Saúde, 2020. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/handle/icict/41958/15.pdf?sequence=2&isAllowed=y . Acesso em 20 jul. 2023.

FERNANDES, Marcelo Costa et al. Universidade e a extensão universitária: a visão dos moradores das comunidades circunvizinhas. Educação em Revista. Fortaleza, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-46982012000400007 . Acesso em 02 abr. 2023.

FONTELA, Paula Caetano et al. Laboratório de Anatomia Humana: Espaço de ensino-aprendizagem. Salão do Conhecimento, Ijuí, 2011). Disponível em: 20191029%20(2).pdf . Acesso em: 02 abr 2023.

FLORES, Laiane Frescura et al. O impacto da extensão na formação discente, a experiência como prática formativa: um estudo no contexto de um instituto federal no rio grande do sul. Revista Conexão UEPG, 2020. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5141/514162470027/514162470027.pdf .Acesso em: 19 jul. 2023.

NOBESCHI, Leandro. et al. Avaliação Sistemática da Dissecação como método de ensino e aprendizagem em Anatomia Humana. Revista eletrônica pesquiseduca, v. 11, n. 21, p. 420–432, 4 dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/703/pdf . Acesso em 25 jul. 2023.

OXLEY, A.; BARROS, H.; FAZAN, V. Técnicas anatômicas. São Paulo: SBA, 2020. 314 p.

RANKRAPE, Fabiana, et al. Osteotécnica: Ferramenta de ensino em anatomia e zoologia. Arquivos do Mudi. Paraná, 2020 - v. 24, n. 2, p. 1 a 6. Disponível em: file:///Users/heloi/Downloads/52748-Texto%20do%20artigo-751375207670-2-10-20200902%20(3).pdf. Acesso em 23 jan. 2023.

SALBEGO, Cleiton et al. Percepções Acadêmicas sobre o Ensino e a Aprendizagem em Anatomia Humana. Revista Brasileira de Educação Médica, 2015. P 23-31. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/Q6LD8WKhBvz6nmBxrQ8nHpJ/?format=pdf&lang=pt Acesso em 20 jul. 2023.

SAMPAIO, Josineide Francisco et al. A Extensão Universitária e a Promoção da Saúde no Brasil: Revisão Sistemática. Revista Saúde e Sociedade, 2018. v.3 p. 921-930. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/ojs2-somente-consulta/index.php/nuspfamed/article/view/5282/4856 . Acesso em 18 jul. 2023.

SANTOS, Paulo Ricardo dos et al. A utilização de palestras como ferramentas para o ensino da anatomia e integração com a comunidade. Braz. J. of Develop, Curitiba, 2019. v. 5, n. 12, p. 28750-28755. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5162 . Acesso em: 20 jul. 2023.

UFT. Projeto pedagógico do curso de medicina. Disponível em: https://docs.uft.edu.br/share/proxy/alfresco-noauth/api/internal/shared/node/okWN9dpeSh6z8K3NlwE_kw/content/ppc_medicina_nov_2008_2187.pdf . Acesso em 19 jul 2023.

UFT. Guia de creditação da extensão nos currículos dos cursos de graduação da Universidade Federal do Tocantins-UFT. Disponível em: https://ww2.uft.edu.br/download/?d=d561e122-ccb4-4d31-9eec-47425de23c51;1.0:Guia%20de%20Credita%C3%A7%C3%A3o%20da%20Extens%C3%A3o%20na%20UFT.pdf .Acesso em 15 abr. 2023.

Downloads

Publicado

2024-06-28

Como Citar

Melo, H. B. R., Lopes, K. dos R., Perim, M. C., Abreu, T. de, & Thomazi, G. O. C. (2024). ENGAJAMENTO DISCENTE E DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE O CORPO HUMANO: VIVÊNCIAS EXTENSIONISTAS. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 7(1), 136–153. https://doi.org/10.20873/ENGAJ

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.