EXTENSÃO EM MOVIMENTO: DANÇA NA UFRRJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/DANCEMOTION

Palavras-chave:

Dança, Universidade, Extensão

Resumo

Este estudo objetivou descrever os caminhos percorridos na extensão da/na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a integração da dança que levou à institucionalização da Companhia (Cia) de Dança UFRRJ. Metodologicamente, é uma pesquisa bibliográfica e documental com abordagem qualitativa de natureza descritiva, onde se apontam as estruturas extensionistas da instituição, com a perspectiva nas ações envolvendo dança e mais especificamente a criação da Companhia. Foi demonstrado que a arte de dançar apresenta um cenário promissor na UFRRJ, além de ser exercida como uma expressão artística, tem buscado promover a sensibilização pessoal, o fortalecimento de relações e a construção de um senso de comunidade.

Biografia do Autor

Ramon de Oliveira Granado, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutorando em Psicologia e Licenciado em Educação Física (UFRRJ), Mestre em Dança (UFRJ), Bacharel em Educação Física (UNISUAM). Licenciado em Dança (UFPEL). Especialista em Arteterapia / Psicologia do Esporte / Psicologia Analítica Junguiana - Perspectiva Multidisciplinar (FACUMINAS). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Pesquisador do Laboratório de Estudos do Corpo e Movimento (LECOM-UFRRJ). E-mail: ramongranadorj@ufrrj.br

Valéria Nascimento Lebeis Pires, UFRRJ

Doutora em Epidemiologia em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ). Mestre em Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (UCB/RJ). Graduada em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Líder e pesquisadora do Laboratório de Estudos do Corpo e Movimento (LECOM-UFRRJ) e coordenadora da Companhia de Dança UFRRJ. Docente do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e  docente no Mestrado Profissional em Educação Física em rede Nacional (PROEF/UFRRJ). E-mail para contato: valerianlp@ufrrj.br

Referências

ALCANTARA, Gabriela Q. Rompendo paradigmas: os caminhos da área de educação em uma instituição de tradição agrária. 143f. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2015.

ALVES, Jessica Santana de Assis. A propriedade em perspectiva: debates e ações em uma disputa territorial na freguesia do Bananal de Itaguaí em 1857. Intellèctus, v. 22, n. 1, p. 77–101, 2023. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/intellectus/article/view/74102. Acesso em: 8 ago. 2024.

BARRETO, Débora. Dança ... ensino, sentidos e possibilidades na escola. 1998. 217f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campias.Campinas,1998.

BARROS, Regina C.; SILVA, Gabrielle E.; VARGAS, Karine B.; et al. Jardim das Amoreiras e o resgate da memória de Seropédica/RJ no fio da seda: um projeto de extensão no jardim botânico da UFRRJ. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto. 2021, p. 152-162.

BATALHA, Ana Paula. Metodologia do Ensino da Dança. Cruz Quebrada: Faculdade de Motricidade Humana, 2004. 251 p.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Decreto-lei nº 6.155, de 30 de dezembro de 1943. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-6155-30-dezembro-1943-416361-publicacaooriginal-1-pe.html#:~:text=Reorganiza%20o%20Centro%20Nacional%20de,Agricultura%2C%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias. Acesso em 19 set. 2024.

_____. Câmara dos Deputados. Decreto nº 8.319, de 20 de outubro de 1910. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1910-1919/decreto-8319-20-outubro-1910-517122-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em 19 set. 2024.

_____. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES Nº 6, de 18 de dezembro de 2018. Brasília, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104241-rces006-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em 12 jul. 2024.

BRASILEIRO, Lívia T. Dança – Educação Física: (in) tensas relações. 2009. 473f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Estadual

de Campinas. Campinas, 2009.

_____. Produção do conhecimento sobre o ensino da dança na escola: contribuições da Educação Física. Recife: EDUPE, 2023, p. 10

CARDENUTO, Raquel M. et al. As atividades de extensão como compromisso social: um estudo de caso no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e na Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Revista GUAL, Florianópolis, v. 10, n.4, Edição Especial. 2017. p. 134-156. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2017v10n4p134/35454. Acesso em 11 jun. 2024.

CARDOSO, Andréa C.; CORRRALO, Daniela J.; KRAH, Mônica; ALVES, Leonardo P. O estimulo à prática da interdisciplinaridade e do multiprofissionalismo: a Extensão Universitária como uma estratégia para a educação interprofissional. Revista da Abeno. v.15 n.2 Londrina Abr./Jun. 2015. Disponível em: http://revodonto.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-59542015000200003. Acesso em 15 set. 2024.

CASTELLANI FILHO, Lino. Educação Física no Brasil: a história que não se conta. Campinas (SP): Papirus, 1989.

FORPROEX. I Encontro Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Conceito de extensão, institucionalização e financiamento. UNB, Brasília, 04 e 05 de novembro de 1987. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/1987-I-Encontro-Nacional-do-FORPROEX.pdf. Acesso em: 02 jul. 2024.

GRANADO, Ramon de O. A dança de Ted Shawn: de homem para homens, através da anima. 2023, 203f. Dissertação (Mestrado em Dança) – Programa de Pós-graduação em Dança, Escola Superior de Educação Física e Dança, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.

LABAN, Rudolf V. Domínio do movimento. 5. ed. São Paulo: Summus Editorial, 1978. 272p.

LABAN, Rudolf. V. Dança educativa moderna. São Paulo: Ícone, 1990. 128p.

LAKATOS, Eva M.; MARCONI, Marina A. Fundamentos de Metodologia Científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003, 310 p.

MARQUES, Isabel. Laban e Freire: Entre o velho e o novo mundo. Revista Cena, Porto Alegre, nº 32 p. 157-170 set./dez. 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/cena/article/view/105034. Acesso em: 10 jul.2024.

MORAES, Jorge Fernando L; PIRES, Valéria N. L. Dança escolar: prática e aplicação pedagógica. In: OLIVEIRA, Elizangela C. S.; SILVA, Gabriela S. (org.). Educação Física Escolar: da formação à ação. Rio de Janeiro: e-Publicar, 2021. p. 168-180. E-book. Disponível em: https://www.editorapublicar.com.br/educacao-fisica-escolar-da-formacao-a-acao. Acesso em: 06 jul. 2024.

MOREIRA, Rejane. A Comunicação como Pontes para o Comum e o Encontro: Experiências de Leituras Críticas de Mídia nas Oficinas do CAC -UFRRJ. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2020. p. 1-13. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2020/resumos/R15-0087-1.pdf. Acesso em 12 jul. 2024.

OLIVARES, Aide E.L.; SEIBT, Cezar L. Dança e autoconhecimento: uma revisão de literatura integrativa. Revista Signos, Lajeado, ano 44, n. 2, p. 71-86, 2023. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/download/3415/2182/12202. Acesso em 02 jan 2025.

OLIVEIRA, Lara Seidler de. Dancidade : gesto como campo de circulação. 2012. 202f. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Programa de Pós-graduação em Artes Visuais, da Escola de Belas Artes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.

OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo. Sapateado, Criação e Colaboração. In: OLIVEIRA; TEIXEIRA (orgs). Sapateado: vivências na universidade. Belém: PPGARTES/ICA/UFPA, 2016.

PEREIRA, Paulo J.B. Reconectando Corpo e Alma: sobre processos de improvisação e criação em dança. Campinas, 2010. 127p. Tese (Doutorado em Artes) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ARTES. Campinas, 2010.

SEIDLER, L. Dancidade: gesto como campo de circulação de forças. In: RUIZ, G. (org.). Articulações: ensaios sobre corpo e performance. Rio de Janeiro: 7Letras, 2015.

THOMAS, Jerry R.; NELSON, Jack K.; SILVERMAN, Stephen J. Métodos de pesquisa em atividade física. Porto Alegre: Artmed, 6 ed, 2012. 478p.

TOURINHO, Lígia; SOUZA, Maria Inês Galvão. Aproximações entre o Sistema Laban e os Fundamentos da Dança de Helenita Sá Earp. In: Anais da Conferência Laban 2018: Sistema Laban como Prática de Liberdade. Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/laban2018/324401-aproximacoes-entre-o-sistema-laban-e-os-fundamentos-da-danca-de-helenita-sa-earp. Acesso em: 10/07/2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO. Colégio Técnico da UFRRJ. Projeto Dançarte: uma ação para a saúde e bem-estar. Disponível em: https://ctur.ufrrj.br/dancarte-uma-acao-para-a-saude-e-bem-estar-28-de-setembro/. Acesso em: 15 jul. 2024a.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO. Coordenadoria de Comunicação Social: História da UFRRJ. 2023a. Disponível em: https://institucional.ufrrj.br/ccs/historia-da-ufrrj/. Acesso em: 12 jun. 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO. Editais: Fluxo contínuo – Programa. 2023b. Disponível em: https://portal.ufrrj.br/wp-content/uploads/2023/07/retificado-edital-7-2023-proext.pdf. Acesso em: 18 jul. 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO. Editais: Fluxo contínuo - Projetos. 2023c. Disponível em: https://portal.ufrrj.br/wp-content/uploads/2023/02/Edital-No-04-_-PROEXT-_-Projetos-de-Extensao-2023_2025-1.pdf. Acesso em 18 jul. 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO. Editais: Proext abre 10 vagas para Cia de Dança. 2024b. Disponível em:

https://portal.ufrrj.br/wp-content/uploads/2024/01/01.Edital-2024-CIA.DANCA_.doc-1.pdf. Acesso em 19 jul. 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO. Educação Física: Histórico. 2024c. Disponível em: https://cursos.ufrrj.br/grad/educacaofisica/historico/. Acesso em: 12 jun. 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO. Pró-reitoria de Extensão. 2024d. Disponível em: https://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-extensao/. Acesso em: 10 ago. 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO. Pró-reitoria de Extensão: Departamento de Arte e Cultura. 2024e. Disponível em: https://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-extensao/dac-arte-e-cultura/. Acesso em: 10 ago. 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO. Pró-reitoria de Extensão: Departamento de Esporte e Lazer. 2024f. Disponível em: https://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-extensao/dppex-programas-e-projetos/. Acesso em: 10 ago. 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO. Pró-reitoria de Extensão: Departamento de Programas e Projetos de Extensão. 2024g. Disponível em: https://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-extensao/dppex-programas-e-projetos/. Acesso em: 10 ago. 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO. Pró-reitoria de Extensão: Departamento de Relações Comunitárias e Interinstitucionais. 2024h. https://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-extensao/drci-relacoes-comunitarias-e-interninstitucionais/. Acesso em 08 ago. 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO. Pró-reitoria de Extensão: Escola de Extensão. 2024i. Disponível em: https://institucional.ufrrj.br/eext/quem-somos/. Acesso em 08 ago. 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO. Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas: Departamento de Educação Física e Desportos. 2024j. Disponível em: https://sigaa.ufrrj.br/sigaa/public/departamento/componentes.jsf?id=7387 . Acesso em: 10 jun. 2024.

Downloads

Publicado

2025-01-17

Como Citar

Granado, R. de O., & Pires, V. N. L. (2025). EXTENSÃO EM MOVIMENTO: DANÇA NA UFRRJ. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 7(3), 190–216. https://doi.org/10.20873/DANCEMOTION

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.