A DOCÊNCIA FEMININA: CAMINHOS, FORMAÇÕES, TRABALHO E RECONHECIMENTO PROFISSIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873.docênciafeminina

Palavras-chave:

Formação. Mulheres. Professoras.

Resumo

Resumo: A referida pesquisa discorre sobre trajetória da docência feminina na educação básica. O texto tem objetivo de descrever e refletir o gênero feminino e masculino acerca da profissão, dado que se acentua a mulher com maior presença no magistério. Trata-se de uma pesquisa com análise de conteúdo, qualitativa, quantitativa e revisão de literatura. A pesquisa realizada com 24 professoras, via questionário, desvela que a formação das docentes precisa ser mais valorizada pelo sistema de ensino em que estão inseridas. O diálogo aferido com estas participantes retrata a presença feminina no contexto educacional, suas trajetórias na educação e a busca constante pelo reconhecimento profissional e remuneração conforme seus estudos.

Palavras-chave:  Formação. Mulheres. Professoras

Biografia do Autor

José Francisco Rocha Simão, SEMED/PALMAS

Mestre em Educação - UFT. Professor - SEMED/Palmas/ TO. Graduado em Gestão Pública - IFTO. Grupo de pesquisa CNPq-Gepce/Minorias UFT.  Bolsista Demanda Social Capes/Brasil  jfr1412@gmail.com ORCID: https:orcid.org/0000-0001-7251-0518.

Mônica Strege Médici , SEDUC/MT

Mestre em Educação. – UFT. Professora - SEDUC, MT .  Graduada em Ciências Biológicas - UNIVAG.  Pesquisadora do Grupo de CNPq-Gepce/Minorias/UFT. Bolsista Demanda Social Capes/Brasil  E-stregemonica@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2810-8913.

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Publicado

2023-09-20

Como Citar

Rocha Simão, J. F., & Strege Médici , M. (2023). A DOCÊNCIA FEMININA: CAMINHOS, FORMAÇÕES, TRABALHO E RECONHECIMENTO PROFISSIONAL. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 6(1), 271–295. https://doi.org/10.20873.docênciafeminina