A FORMAÇÃO INICIAL E AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A APROPRIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DOCENTES A PARTIR DA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft-v5n2/15648

Palavras-chave:

Formação inicial, Formação pedagógica, Educação Infantil, Prática docente

Resumo

Resumo: Este texto apresenta reflexões sobre a formação docente e as contribuições da atuação no Programa Residência Pedagógica (PRP) na apropriação dos conhecimentos da docência com o objetivo de evidenciar as ações e as atividades desenvolvidas durante os dezoito meses de participação de um grupo de estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins Prof. Dr. Sérgio Jacintho Leonor – Campus de Arraias-TO, com a parceria do Centro Municipal de Educação Infantil Irmã Lucília. Essa pesquisa, caracteriza-se numa abordagem qualitativa com análise do processo formativo constituído a partir do desenvolvimento de atividades no espaço escolar das ações propostas nas salas da Educação infantil. Apresentando aprendizagens significativas no processo de formação para o ensino como: a valorização do conhecimento e domínio dos conceitos abordados, a utilização dos recursos pedagógicos relacionados às mídias impressas e digitais, a importância da sistematização das ações pedagógicas a partir do cotidiano, a interação entre os recursos adequados e as relações entre professor-aluno-família considerando as especificidades do período pandêmico desencadeado pelo Covid-19, e, principalmente a valorização dos conhecimentos didáticos e metodológicos que possibilitam a inovação das práticas, diante do enfretamento da crise e a necessidade de reaprender para ensinar.

Referências

DANTAS, Suzyneide Soares. (Re)significação da prática docente na pandemia por COVID-19: ensino remoto emergencial, novos sentidos, novas perspectivas. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/67485>. Acesso em: 22 de Setembro de 2022. Centro cultural de exposições Ruth Cardoso. Maceió-AL, 2020.

DUARTE, Kamille Araújo; MEDEIROS, L. S. Desafios dos docentes: as dificuldades da mediação pedagógica no ensino remoto emergencial. Online). Disponível em: << http://www. Editorarealize. com. br/index. php/artigo/visualizar/68292&gt> Acesso em: v. 16, 2021.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1989.

NÓVOA, António; ALVIM, Yara Cristina. Os professores depois da pandemia. Educação & Sociedade, v. 42, 2021.

SILVA, I. de O. Professoras da Educação Infantil: formação, identidade e profissionalização. Docência na Educação Infantil. Ano XXIII, Boletim, v. 10, p. 28-35, 2013.

VALENTE, Geilsa Soraia Cavalcanti et al. O ensino remoto frente às exigências do contexto de pandemia: Reflexões sobre a prática docente. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, p. e843998153-e843998153, 202

VILELA, Rita Amélia Teixeira. (Org.). Itinerários de Pesquisa: perspectivas qualitativas em Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

Downloads

Publicado

2023-02-06

Como Citar

Rodrigues, R. A. (2023). A FORMAÇÃO INICIAL E AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A APROPRIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DOCENTES A PARTIR DA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 5(2), 163–177. https://doi.org/10.20873/uft-v5n2/15648