DA TRANSIÇÃO À CONSOLIDAÇÃO:
O PAPEL DO PIBID E DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE DA UFNT
DOI:
https://doi.org/10.20873/TRANSITIONPalavras-chave:
UFNT, PIBID, Residência Pedagógica, Formação Docente, Educação BásicaResumo
A criação da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) representou uma transformação significativa no ensino superior da região norte do estado do Tocantins. Este artigo analisa o processo de transição administrativa e acadêmica da UFNT, com ênfase no acompanhamento e na consolidação dos programas de formação docente, como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e O Residência Pedagógica (RP). São discutidas as ações implementadas pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e os impactos desses programas na formação inicial de professores, com destaque para a interação entre a universidade e as escolas da educação básica.
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