DA TRANSIÇÃO À CONSOLIDAÇÃO:

O PAPEL DO PIBID E DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE DA UFNT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/TRANSITION

Palavras-chave:

UFNT, PIBID, Residência Pedagógica, Formação Docente, Educação Básica

Resumo

A criação da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) representou uma transformação significativa no ensino superior da região norte do estado do Tocantins. Este artigo analisa o processo de transição administrativa e acadêmica da UFNT, com ênfase no acompanhamento e na consolidação dos programas de formação docente, como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e O Residência Pedagógica (RP). São discutidas as ações implementadas pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e os impactos desses programas na formação inicial de professores, com destaque para a interação entre a universidade e as escolas da educação básica.

 

Biografia do Autor

Fabíola Andrade Pereira, Universidade Federal do Tocantins – UFT

Pós-doutora em Educação. Professora Adjunta do Curso de Pedagogia do CEHS – Centro de Educação Humanidades de Saúde de Tocantinópolis da Universidade Federal do Norte do Tocantins. 

Nataniel da Vera Cruz Gonçalves Araújo, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Doutor em Educação. Professor Adjunto IV do Curso de Pedagogia do CEHS – Centro de Educação Humanidades de Saúde de Tocantinópolis da Universidade Federal do Norte do Tocantins. 

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Publicado

2025-05-23

Como Citar

Pereira, F. A., & da Vera Cruz Gonçalves Araújo, N. (2025). DA TRANSIÇÃO À CONSOLIDAÇÃO:: O PAPEL DO PIBID E DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE DA UFNT. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 8(1), 483–500. https://doi.org/10.20873/TRANSITION

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