APLICATIVOS COMO PROMOÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

Autores

  • Jardeane Reis de Araújo Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Maria de Fátima Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Kaio Alexandre da Silva Carvalho Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Kauê Barbosa N. de S. Guerra Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Mayla Dias Karajá Amorim Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Ana Luísa Duarte de Miranda Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Kleidiane Araújo da Silva Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Nivea Guilherme Ayres Universidade Federal do Tocantins (UFT)

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft-v4n2/ID13672

Palavras-chave:

Acessibilidade, Inovação, Aplicativo, Deficiência física, Comunicação

Resumo

O artigo discute a respeito da inovação tecnológica, tomando como objeto de análise os aplicativos de acessibilidade para pessoas com deficiência. A tecnologia é hoje a maior aliada ao atendimento das pessoas com necessidades especiais e as startups atraem cada vez mais investidores no segmento da acessibilidade com intuito de desenvolver aplicativos mais intuitivos e com tendência à socialização gratuita. Na pesquisa levantou-se os principais aplicativos utilizados por usuários, indicados pelo buscador Google e que são definidos como o que melhor atendem às necessidades das pessoas que utilizam essas inovações. A metodologia adotada teve suporte nas plataformas digitais com o emprego da netnografia, além dos recursos de descrição exploratória dos aplicativos e posterior análise. 

Biografia do Autor

Jardeane Reis de Araújo, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestranda da Pós-Graduação em Letras pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Porto Nacional, Tocantins; Lattes: http://lattes.cnpq.br/2691351122353216. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9463-3380. E-mail: jardeane.araujo@outlook.com.

Maria de Fátima, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora em Geografia, Docente no curso de Jornalismo, Universidade Federal do Tocantins (UFT). Palmas, Tocantins. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1713-8332. E-mail: mariaf@uft.edu.br.

Kaio Alexandre da Silva Carvalho, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Acadêmico do Curso de Medicina, Universidade Federal do Tocantins (UFT). Palmas, Tocantins. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8146-6042. E-mail: kaio.alexandre@mail.uft.edu.br

Kauê Barbosa N. de S. Guerra , Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Acadêmico do Curso de Jornalismo, Universidade Federal do Tocantins (UFT). Palmas, Tocantins. E-mail: kaue.nogueira@mail.uft.edu.br

Mayla Dias Karajá Amorim, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Acadêmico do Curso de Jornalismo, Universidade Federal do Tocantins (UFT). Palmas, Tocantins. E-mail: maylakaraja@gmail.com

Ana Luísa Duarte de Miranda, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Acadêmico do Curso de Jornalismo, Universidade Federal do Tocantins (UFT). Palmas, Tocantins. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5711-2295. E-mail: duarte.miranda@mail.uft.edu.br.

Kleidiane Araújo da Silva , Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Acadêmico do Curso de Jornalismo, Universidade Federal do Tocantins (UFT). Palmas, Tocantins. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0952-3137. E-mail: araujo.kleidiane@mail.uft.edu.br

Nivea Guilherme Ayres, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Acadêmica do Curso de Jornalismo, Universidade Federal do Tocantins (UFT). Palmas, Tocantins. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2579-9627. E-mail: nivea.guilherme@mail.uft.edu.br

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Publicado

2022-02-23

Como Citar

Reis de Araújo, J., de Albuquerque Caracristi, M. de F. ., Kaio Alexandre da Silva Carvalho, Barbosa N. de S. Guerra , K., Dias Karajá Amorim, M., Duarte de Miranda, A. L., … Guilherme Ayres, N. (2022). APLICATIVOS COMO PROMOÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE PORTADORES DE DEFICIÊNCIA. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 4(2), 76–98. https://doi.org/10.20873/uft-v4n2/ID13672

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